Pular para o conteúdo principal

Confiança

"No gift is more precious than trust."



falei aqui no blog sobre algumas visões minhas em cima de como deve funcionar uma equipe de trabalho. Hoje vou voltar no assunto, mas para falar sobre outra perspectiva, a confiança.

Sabemos bem que confiança é a chave para todo tipo de relacionamento. Se você não confia em alguém você não consegue se relacionar bem com esta pessoa. Porém um relacionamento onde tem confiança se desenrola com mais tranqüilidade, gerando melhores resultados (e alegrias) a todos.

Muitas vezes nossa relação de confiança nasce de maneira simples e descomplicada. Um bom exemplo é quando você compra algum equipamento. Se alguém próximo lhe indica uma determinada marca, você compra e fica satisfeito, se estabelece um vínculo de confiança junto a marca. Com certeza você estará disposto a indicar esta empresa a outras pessoas, e espera que este vínculo se repita.

Muitas vezes esta confiança se estabelece de maneira mais complexa. Recorremos a contratos, garantias a fim de assegurar que um determinado nível de "confiança" se estabeleça na relação.

Mas em todos os casos de relacionamentos onde se tem confiança uma regra é geral. Mesmo o mais fortes dos relacionamentos demanda menos esforço para sucumbir que para se erguer. E é aqui que entra o meu ponto neste post.

Confiança na equipe

"Build projects around motivated individuals.
Give them the environment and support they need,
and trust them to get the job done."

Uma das características mais notáveis em equipes ágeis é a simplicidade na hierarquia. Sabemos bem que muitas das hierarquias estabelecidas nas empresas busca o controle da produção. É neste controle onde morre a confiança na equipe. Criamos formulários, templates, pesados processos a fim de assegurar que tudo ande nos eixos. Não que estas ferramentas não sejam importantes, mas sim que muitas vezes seu objetivo é bastante distinto em cada tipo de organização.

Existe muitos kilômetros de diferença entre dizer:

"Você deve seguir o template TMP_2008_2145_PPS nesta tarefa."

E dizer:

"Cara dá uma olhada no template de PPS no repositório que ele pode te ajudar bastante."

Bem disse Hunter em seu livro "O monge e o executivo" que aquele que não delega responsabilidades aos membros de sua equipe é desonesto com ela. Sem confiança não se delega responsabilidades e sem isto a equipe é impedida de crescer e evoluir.

Como confiar ?

Quando você está na equipe e você confia nela esta confiança retorna a você. É incrível como confiança e transparência são coisas que andam juntas. Se você é transparente aos demais isto gera confiança e assim os demais serão transparentes a você. Esta transparência é a base para estabelecermos feedbacks que tenha real valor (e não palavras vazias em um formulário) e que sejam no tempo certo (e não só quando a vaca foi pro brejo) e assim crescer.

Confiar é uma aposta, você deve confiar primeiro e só poderá colher seus frutos no futuro. É claro que se quebra a cara neste caminho, mas isso faz parte do aprendizado. Quando falhamos em colocar adequadamente nossa confiança devemos corrigir isto pontualmente (e não burocratizando toda a equipe). Vivemos em uma era de colaboração e a confiança é um dos elos dessa corrente. Confie e colherá os resultados.

Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

De Híbrido a 100% remoto - o caso da bxblue

A bx nasceu como uma empresa remota. Durante os primeiros 18 meses, os três fundadores --  eu, Guga e Roberto -- trabalhamos de nossas casas. Passado esse período inicial de maturação da idéia, nosso time começou a crescer, e acabamos optando por seguir um modelo híbrido. Nele tecnologia e marketing permaneceram remotos porém nosso time de atendimento e vendas ficou atrelado ao nosso escritório. Mas, como em muitas outras empresa, isso mudou nas últimas três semanas. Depois de tantos anos, nos tornamos uma empresa 100% remota. O O grande incentivo veio da situação que vivemos no mundo atualmente. Tendo o isolamento social como uma medida necessária a todos que tem o privilégio de poder fazê-lo, era nossa responsabilidade fazer tal mudança. Pois minha intenção aqui é contar um pouco tem sido essas 3 semanas que marcam o começo de um período que a ainda tem muito pela frente. Porque Híbrido? Antes, deixe-me explicar por que escolhemos o caminho de ser uma empresa híbrida, tendo na