Pular para o conteúdo principal

Baby Steps e o caso do Google Reader


Já falei do meu apreço pelo Google Reader anteriormente aqui. Pois bem, já faz mais de um mês que se anunciou e concretizou a integração dele com o Google Plus. Não adiantou as pessoas reclamarem antes nem depois pois a mudança veio e, como tem se mostrado, vai ficar. Pois bem, aproveito esse tempo experimentando as mudanças para dar meu ponto de vista da situação bem como um pitaco nas estratégias da gigante de Mountain View.

Pontos Positivos


Apesar de tanta reclamação as alterações do Reader existem e são bem clara a mim. A começar pela nova interface. A interface antiga do Reader não sofreu grandes evoluções durante toda a sua história e já estava defasada em pelo menos duas versões da identidade visual do Google. A nova apresentação se mostrou mais limpa e mais agradável a leitura.

Outra vantagem foi a troca do "like" pelo "+1". Apesar de haver divergências entre muitos acerca disso lembro que o "like" não trazia muitos benefícios a nenhuma das partes (leitores e produtores de conteúdo). Com o "+1" temos agora uma ferramenta de feedback integrada, assim que produz conteúdo pode tirar mais proveito do uso da ferramenta e saber o que as pessoas acham dela.

Apesar das desvantagens, o acompanhamento dos seus compartilhamentos pelo Google Plus é mais coeso e fácil de acompanhar do que ocorria com os "commented" de antes ou mesmo pelo Google Buzz.

Pontos Negativos


Aqui são vários mas focarei nos principais. O primeiro e mais grave foi a mudança na forma de compartilhar conteúdo. Ao se integrar com o Google Plus e deixá-lo como única forma de acompanhar o conteúdo de seus amigos a Google mostrou que não compreendia o intuito da ferramenta. Isso pois a mudança para o Plus te obriga a mudar o foco de atenção de uma ferramenta focada em conteúdo para uma focada em interação.

Outro ponto negativo de se usar o Plus é seu péssimo suporte a leitura dos compartilhamentos sempre te obrigando a seguir o link a página original (fora do propósito de um RSS) e com previews muito fracos. Algo estranho de se observar pois nestes dois pontos, apesar de não ser muito bom, o Google Buzz era mais eficiente.

Ainda acerca do Plus, temos o fato de sua leitura misturar tudo quanto é tipo de notificação dos seus amigos (fotos, pensamentos e piadinhas da firma) com conteúdo relevante. O que era uma das vantagens do Reader anteriormente era a sua capacidade de focar o usuário em conteúdo relevante e diferenciado.

Por fim, a interface e usabilidade ainda precisa de melhoras. O problema de se compartilhar em dois passos (ao invés de um) foi resolvido a posteriori mas ainda temos outros detalhes como o mal aproveitamento do espaço (falta a o modo compacto como existe no docs e no gmail) bem como a caixa de pesquisa dos rótulos.

Baby Steps

Engraçado que o lançamento do Plus foi comparado ao falecido Wave. A Google tenta com força ganhar terreno nas redes sociais mas se mostra sempre um passo atrás dos gigantes já estabelecidos e até  novas startups. Na minha opinião isso é devido as estratégias BigBang seguidas pela empresa em seus produtos. Parece que se esqueceram de como é começar com pouco (mas diferencial) e ir escalando a crescendo aos poucos. Um bom exemplo disso é o Google Buzz, ferramenta simples integrada ao Gmail que te agrega apenas o fato de organizar os comentários de seus amigos sobre seus conteúdos (Reader e Twitter por exemplo), a ferramenta teve ótima aceitação. Pena que por concorrer com o Plus, será engolida.

Para mim o Reader foi mais um exemplo de estratégia BigBang mal sucedida. Fazendo um passo de cada vez poderia se ter alcançado melhores resultados. Por exemplo, apenas uma melhoria na interface ou a troca do "like" pelo "+1" já traria evoluções a ferramenta e permitiria analisar a reação das pessoas com as mudanças.

Por fim cabe a nós esperar e ver como será a evolução do Reader pois ou ele ficará capenga como está ou muitos passos pra trás (como no caso do share) serão dados até se corrigir o rumo.


Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

De Híbrido a 100% remoto - o caso da bxblue

A bx nasceu como uma empresa remota. Durante os primeiros 18 meses, os três fundadores --  eu, Guga e Roberto -- trabalhamos de nossas casas. Passado esse período inicial de maturação da idéia, nosso time começou a crescer, e acabamos optando por seguir um modelo híbrido. Nele tecnologia e marketing permaneceram remotos porém nosso time de atendimento e vendas ficou atrelado ao nosso escritório. Mas, como em muitas outras empresa, isso mudou nas últimas três semanas. Depois de tantos anos, nos tornamos uma empresa 100% remota. O O grande incentivo veio da situação que vivemos no mundo atualmente. Tendo o isolamento social como uma medida necessária a todos que tem o privilégio de poder fazê-lo, era nossa responsabilidade fazer tal mudança. Pois minha intenção aqui é contar um pouco tem sido essas 3 semanas que marcam o começo de um período que a ainda tem muito pela frente. Porque Híbrido? Antes, deixe-me explicar por que escolhemos o caminho de ser uma empresa híbrida, tendo na