Porque saí do Skoob

  • 0

Recentemente eu troquei o Skoob pelo Goodreads. De início parece que a troca foi 6 por meia dúzia. Alguns podem até achar que a troca foi por síndrome de vira lata (trocando uma ferramenta nacional por uma estrangeira). Mas tudo foi uma confluência de detalhes e aprendizados que o skoob se recusa a aprender.

Interface

Eu descrobri o Goodreads através de um amigo e posteriormente ele foi muito bem indicado em um livro que eu estava lendo. Ao visitar o site, a primeira coisa que chama a atenção é a organização da informação. Tanto o Skoob como o GR usam o conceito de livros vs estantes mas no GR temos muito mais flexibilidade (posso criar minhas estantes personalizadas) além de poder acessar a maior parte das funcionalidades em um clique. No Skoob, cada operação é uma crise, milhões de telas (tirando os bugs).

Liberdade

Ao acessar o GR você descobre de cara que ele segue a política de Liberação de Dados. Permitindo que eu leve meus dados para outras ferramentas (ou importe) na hora que eu quiser. No Skoob, fazem 2 anos que minha requisição está perdida no fórum de acesso deles sem nenhum retorno além de um "pode ser". Poder fazer o que eu quiser com os meus dados faz toda a diferença.

Suporte

Para quem já acessou o fórum de suporte do Skoob, sabe que é sofrível. Posts são removidos sem justificativas e respostas são raras. Além disso a ferramenta de busca é estremamente falha e caso você poste algo duplicado é punido com mensagens grosseiras dos moderadores. Já no GR temos um extenso help e grupos bastante ativos de ajuda.

Comunidade


A comunidade do Skoob é bem variada e tem a vantagem de ser bastante brasileira. Infelizmente poucos dos meus amigos aderiram a ferramenta. O que abriu espaço para eu ficar recebendo mensagens de spammers e pessoas solitárias =P . Já no GR não sofri nenhum spam até agora fora que temos uma comunidade global bastante ativa e tenho muitos amigos que usam ativamente a ferramenta.

Extras


O Skoob tem se recusado a gerar qualquer inteligência com os dados que ele possui. O máximo que ele oferece é uma opção, paga, para troca de livros. Essa opção mais me gerou incômodos que benefícios. Já no GR temos coisas bobas como trívias e desafios. Mas o destaque é conseguir fazer sugestões de leitura baseada nos seus amigos e nas suas leituras.

Nenhum comentário: