EMMI : Email Manurity Model Ignorance

  • 0

A língua escrita é algo maravilhoso e seu domínio parece ser de difícil alcance para muitos. Eu mesmo, iniciei este blog para ver se conseguia melhorar meu uso dessa ferramenta tão preciosa. Ainda me lembro que quando estava nos primeiros anos da escola, nas aulas de redação, nos ensinavam como escrever cartas (se lembram delas?). Hoje a evolução as transformou em emails. E com eles se manteve alguns hábitos bem como outros evoluíram. Um destes é o de assinar suas mensagens. Tais assinaturas tem padrões, formas e conteúdos dos mais diversos. Isso pode ser de grande valia bem como ser uma pedra de tropeço para outros. Dessa forma, proponho aqui um modelo de análise destas assinaturas (totalmente original e sem inspiração em nada já existente) para auxiliar as pessoas a escreverem suas assinaturas de email.

Nível 1:

Neste nível temos uma assinatura com bastante informação. São verdadeiros currículos constando de certificações, títulos, sites pessoais, o próprio email, telefone, endereço, nome do cachorro dentre outros. Já encontrei assinaturas deste nível em formato XML, o que já indica que mereciam um WebService próprio a elas.

Nível 2:

Aqui encontramos assinaturas menos obesas, demonstrando que a pessoa esta ciente que o destinatário pode usar outros meios de consultar a vida do emissor. O mais comun aqui é sabermos o nome completo, dados de contato, cargo e empresa. É uma forma de colocar o seu cartão corporativo na sua própria assinatura.

Nível 3:

Quem chega nesse nível já é um vencedor, ele sabe que a assintura é um mero formalizmo e quer apenas deixar marcada a sua presença. Por isso, coloca apenas seu nome, algum título bonito (como Engenheiro ou Empresário) e as vezes um link com mais informações. Ele acredita que isso fortalece a sua "marca pessoal"

Nível 4:

Este cara sabe que a assinatura não é local de networking. Ela é apenas uma forma de dizer que o email acabou, por isso basta uma expressão ("Atte", "Grato", ect) e seu nome (ou apelido) para fechar a mensagem.

Nível 5:

Aqui já estamos cientes que o destinatário sabe quem está mandando o email (e se não souber, nossa apresentação estaria no corpo da mensagem). Por isso, terminamos o email apenas com um agradecimento ("Grato") ou saudação ("Atenciosamente").

Observações:

Existem modificadores especiais para avaliar estes níveis (que não estão nas descrições dos mesmos).

Caso sua assinatura tenha citações (ex: "Pense na natureza antes de imprimir este email"), você desce um nível.

Caso sua assinatura tenha imagens, você desce um nível.

Caso você tenha a lista de suas redes sociais na sua assinatura, vá para o nível 1.

Caso você assine com seu apelido, suba um nível.

Nenhum comentário: