Pular para o conteúdo principal

Que Podcasts estou ovindo agora?

UPDATE: De tempos em tempos atualizo essa lista para fins de histórico e referência.

Eu deveria estar falando de livros, afinal eles passam uma maior impressão de cultura certo? Mas os livros que eu leio e a minha opinião sobre eles já existe em um lugar da internet.

Eu devia então falar dos blogs que eu sigo, mas nas 10 categorias do meu feedly existem mais de 300 feeds cadastrados. O que daria trabalho demais pra compartilhar aqui. Fora que meu twitter já serve bem pra divulgar os blogs que eu mais curto.

Pois bem, podcasts estão em alta. São mal vistos por uns e adorados por outros. Para mim, eles são uma referência de eficiência. Comecei a ouví-los no caminho pro trabalho, trocando aquele "tempo perdido" pela aquisição de informação e entretenimento. Com o tempo comecei a ouvi-los nas corridas e exercícios diários, permitindo que eu tivesse cada vez mais tempo para ouvir mais conteúdo.

Pois bem seguindo os moldes que o Andre Faria e o pessoal do Basecamp já vez, segue a lista dos caras que ando ouvindo. Quem sabe algo lhe interesse.


Tecnologia


Hipsters.tech - Podcast brasileiro do pessoal da Alura sobre o mercado de desenvolvimento de software. Sempre com convidados discutindo de técnicas a tecnologias.

Tecnoblog Podcast - Podcast da equipe do site Tecnoblog. Assuntos diversos sobre technologia (eletrônica) sob um ponto de vista tupiniquim.

99% Invisible
 - Curiosidades sobre o mundo sempre com um olhar para o que passa despercebido no nosso dia a dia.

Daniel Wildt Podcast - De tempos em tempos o amigo DWildt compartilha suas opniões e visões sobre diversos temas do desenvolvimento de software. Episódios curtos e diretos.

Growth Marketing Today - Um podcast pouco frequente, mas que trás visões interessantes sobre este mundo do marketing orientado a números.

Rework - Sucessor espiritual do "The Distance", desta vez falando muito sobre as agonias e visões da cultura da empresa Basecamp e seus fundadores.

Devnaestrada - Bom podcast nacional sobre temas do mundo de desenvolvimento de software.

StackOverflow Podcast - Bom podcast internacional sobre temas diversos do mundo de desenvolvimento de software.

Empreendedorismo

This Week in Startups - Jason Calcanis, um VC do vale do silício, entrevista diversas personalidades do mundo de startups. Muitas vezes empreendedores, mas também alguns investidores e outras figuras. Jason brinca com o limite entre o ousado e o arrogante em suas entrevistas, conseguindo tanto extrair informações interessantíssimas como te deixar sem graça ouvindo o podcast.

Like a Boss - Entrevistas com grandes executivos do cenário nacional. Sempre bons insights e boas histórias.

Masters of Scale - Entrevistas com grandes executivos internacionais. Foco sempre em suas dificuldades, desafios e como foi o caminho traçado.

Y Combinator - Podcast da YC, normalmente entrevistas com Alumnis ou empresas de destaque do portifolio.

16 Minutes News by 16z - Podcast da Andreesen Horrowitz falando bem mais que sobre os investimento do fundo, mas sobre temas de tecnologia e mercado com convidados sempre de alta qualidade.

Steve Blank Podcast - Se você curte os artigos do Steve Blank, este podcast é basicamente o mesmo lendo seus textos. Uma forma mais prática de consumir seu conteúdo e opiniões.

Entretenimento

Freakonomics Radio - Um dos podcasts melhor editados disponíveis hoje. Aqui você vê como as ferramentas de economia social são utilizadas para se analisar diversos fatos (as vezes muito curiosos) sobre o comportamento humano. Ótimo para gerar insights.

Hello Internet - Dois youtubers com visões diferentes do mundo discutindo aleatoriedades. Divertido e muitas vezes com boas discussões sobre assundos variados.

Nerdcast - Podcast famosinho do mundo nerd.

Matando Robôs Gigantes - Podcast sobre cinema, games, livros e HQs. Sempre com opiniões engraçadas.

Serial - Em sua primeira temporada, este podcast apresentou várias visões acerca de um crime ocorrido nos estados unidos. Foi uma espécie de "Cold Case" da vida real. Muito bem editado, conseguiu deixar todo mundo esperando os episódios seguintes.

Braincast - Podcasts sobre variedades do mundo da publicidade e marketing. Apesar de sairem bastante do tema e ir pra cultura de internet em geral é um bom alívio ver a opinião de outra área profissional (que considero tão próxima da TI) falando sobre assuntos diversos.

Hello Internet - Dois youtubers discutindos sobre a internetosfera em geral.

Cortex - Dois podcasters discutindo sobre produtividade no mundo online

Akimbo - Podcast do Seth Godin que trás suas visão "diferente" sobre o mundo e suas facetas. Sempre com insights interessantes sobre as interações humanas.

David Tennant Does a Podcast With - Nosso Doctor favorito entrevistas artitas. Só isso =]

Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro - Conta a história de uma pacata cidade do interior sob a ótica de seu radialista em um programa diário.

Lore - Contos macabros, histórias reais e lendas obscuras da humanidade.

Wolverine The Long Night - Famoso Carcaju, sob a voz de Thorin Escudo de Carvalho, mas dessa vez em um belo audio drama.


UPDATE:

04/03/2016 - TechStuff e Stuff You Should Know saíram da minha lista e deram espaço para Zone of Front EndersStartup School RadioThis Week In StartupsHello InternetPodTakuThe Black Tapes

04/01/2017 - Adicionando 99% InvisibleGreater Than CodeHipsters.techLeading Wisely e Tell me something I don't know . Aproveitei e marquei os podcasts que parecem estar mortos ou sem atividade a muito tempo como Grok Podcast, Mind the Cloud, Jobs-to-be-Done, Man in the Arena, Startup Founders Podcast, Startup School Radio e PodTaku

18/02/2019 - Depois de dois anos sem atualização por aqui muita coisa mudou. Pra começar, os podcasts que morreram ou deixaram de existir : Grok Podcast , Mind the CloudBluesoft Podcast , Startup Founders PodcastThe DistanceStartup School RadioMan in the ArenaLeading WiselyJobs-to-be-Done  e PodTaku.
E aqueles que removi da minha lista: The Ruby RoguesStuff You Should KnowTechStuff e The Black TapesEstes deram espaço para Akimbo, Coridiano Acelerado, Daniel Wildt Podcast, David Tennant Does a Podcast With, Growth Marketing Today, História de Ninar Para Garotas Rebeldes, Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro, Like a Boss, Lore, Masters of Scale, Pitch!, Rework, Wolverine The Long Night e Y Combinator

25/08/2020 - Removendo alguns que estão sem mais publicações como Buffer Podcast, 500 Startups Podcast, História de Ninar Para Garotas RebeldesZone of Front EndersTell me something I don't knowPitch! e Cotidiano Acelerado. Alguns que não acompanho mais como Greater Than Code. E acrescentando DevnaestradaStackOverflow Podcast16 Minutes News by 16z e Steve Blank Podcast



Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

De Híbrido a 100% remoto - o caso da bxblue

A bx nasceu como uma empresa remota. Durante os primeiros 18 meses, os três fundadores --  eu, Guga e Roberto -- trabalhamos de nossas casas. Passado esse período inicial de maturação da idéia, nosso time começou a crescer, e acabamos optando por seguir um modelo híbrido. Nele tecnologia e marketing permaneceram remotos porém nosso time de atendimento e vendas ficou atrelado ao nosso escritório. Mas, como em muitas outras empresa, isso mudou nas últimas três semanas. Depois de tantos anos, nos tornamos uma empresa 100% remota. O O grande incentivo veio da situação que vivemos no mundo atualmente. Tendo o isolamento social como uma medida necessária a todos que tem o privilégio de poder fazê-lo, era nossa responsabilidade fazer tal mudança. Pois minha intenção aqui é contar um pouco tem sido essas 3 semanas que marcam o começo de um período que a ainda tem muito pela frente. Porque Híbrido? Antes, deixe-me explicar por que escolhemos o caminho de ser uma empresa híbrida, tendo na