Pular para o conteúdo principal

Dicas do Mercado de TI no Brasil

Já fazem mais de dois meses que reuni um time top de amigos para trocar uma idéia online. Essa galera incluia o Saulo Arruda da Jera, Rafael Miranda da HE:Labs, Daniel Wildt da Wildtech e Dairton Bassi, e esse que vos escreve, somando uma vasta experiência no mercado brasileiro de TI. A idéia consistia em discutir um ponto que me incomoda muito nas minhas andanças pelo país: a visão de que o mercado só existe no sudeste. Se quiser conferir o papo na íntegra, vale a pena o play abaixo.


Esse é um tema que me cativa muito, pois acredito fortemente que a nossa área de trabalho vive um momento bastante singular. Existe uma demanda reprimida dos mais diversos mercados sedentos por profissionais capacitados. Mais que isso, somos agraciados pela maravilha de podermos produzir nossos trabalho de qualquer lugar do planeta, desde que exista acesso a internet. O que torna a necesidade de nos deslocarmos fisicamente algo irrelevante para a maioria dos casos.

No fim a conversa acabou sendo bem mais produtiva do que esperado, portanto vou tentar resumir aqui algumas dicas que deixamos para quem nos ouviu até o final.

1 - Tem lugar pra todo mundo

O mercado é amplo demais, temos espaço para atuar no governo, academia e setor privado. Podemos trabalhar nas mais diversas verticais: educação, finanças, agropecuária, mídias sociais, jogos. Os perfis e especializações são igualmente vastos: front-end, back-end, full-stack, big data, open data. As opções do menu são tantas que deixaria Gordon Ramsay furioso. Sendo assim, quem acha que está limitado dentro da carreira, já pode motar existe muita água para velejar.  Aproveite enquanto o vento está forte e o sol agradável.

2 - Faça algo

Graduações, cursos, livros, podcasts ajudam muito a você avançar com seu conhecimento, mas o que vale de verdade é a sua experiência. De nada vale saber todos os Design Patterns, dominar toda a Stack Rails se você não tiver as cicatrizes colecionadas durante as batalhas da produção de um produto de software. E a barreira de entrada para você começar a acumular as suas é mínima. Você não precisa da autorização de ninguém para iniciar seus próprios projetos. Se não tem idéia, você pode ajudar outros com os deles ou mesmo tomar parte em projetos open source. As oportunidades estão aí, basta buscá-las.

3 - Invista em habilidades "não técnicas"

A era do profissional isolado já se foi a muito tempo, não basta você ser apenas um bom técnico é importante interagir com os demais, trabalhar em equipe. Mais que isso, é importante enxergar além do seu próprio trabalho e compreender o cenário geral onde você se encaixa. O bom profissional se questiona do valor que está gerando com seu esforço, ele opina, critica e empurra as fronteiras ao seu redor.

4 - Arrisque e experimente

Com tantas opções e tanta abertura ficar parado parece até uma impossibilidade. Experimente novas técnicas, utilize novas ferramentas, assuma novos papéis. Aproveite as oportunidades para ampliar suas habilidades e horizontes e abrir novas portas.

5 - Tenha o controle da sua carreira

Não importa se você é freela, empresário, empregado ou servidor, a responsabilidade sobre a sua carreira é sua. Não delegue seu futuro, suas decisões e sua felicidade nas mãos de outro. Tome as rédeas e participe. Aproveite essas dicas, encontre os canais onde você pode aplicá-las e passe a pilotar o seu caminho.

Bônus - Não existe solução certa

Por fim, veio uma lição muito importante compartilhada por todos. Nossa educação nos ensina que sempre existe uma resposta certa. Aprendemos a estudar bastante, para conhecer o método correto, e então encontrar a solução ótima para cada problema. No mundo real, infelizmente, muitas vezes tal solução está fora do nosso alcance, ou mesmo inexiste. O bom profissional sabe pesar o quanto vale se esforçar em busca desta figura mítica e analisar o contexto para encontrar aquilo que melhor se aplica para cada caso.


Até a próxima.

Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

De Híbrido a 100% remoto - o caso da bxblue

A bx nasceu como uma empresa remota. Durante os primeiros 18 meses, os três fundadores --  eu, Guga e Roberto -- trabalhamos de nossas casas. Passado esse período inicial de maturação da idéia, nosso time começou a crescer, e acabamos optando por seguir um modelo híbrido. Nele tecnologia e marketing permaneceram remotos porém nosso time de atendimento e vendas ficou atrelado ao nosso escritório. Mas, como em muitas outras empresa, isso mudou nas últimas três semanas. Depois de tantos anos, nos tornamos uma empresa 100% remota. O O grande incentivo veio da situação que vivemos no mundo atualmente. Tendo o isolamento social como uma medida necessária a todos que tem o privilégio de poder fazê-lo, era nossa responsabilidade fazer tal mudança. Pois minha intenção aqui é contar um pouco tem sido essas 3 semanas que marcam o começo de um período que a ainda tem muito pela frente. Porque Híbrido? Antes, deixe-me explicar por que escolhemos o caminho de ser uma empresa híbrida, tendo na