Hoje em dia usar laptop é um hábito de muitos. Eu mesmo uso laptop diariamente desde 2005 e não tenho pretensões de usar um PC como ferramenta principal de trabalho tão cedo. A mobilidade a praticidade e principalmente a privacidade que o laptop te traz, foram fatores determinantes nesta minha escolha.
Porém como já me foi alertado pela nan, o laptop tem sérios problemas ergonômicos. Temos que escolher entre ter a melhor postura para digitar ou a melhor postura para visualizar a tela, nunca ambos ao mesmo tempo. Fora isto, o teclado da maioria dos notebooks não é adequado para longas horas de digitação. Sobre o touchpad, nem se fala. Por isso já fazem mais de 6 meses que eu utilizo um suporte de notebook com um mouse e teclado usb quando estou na Intacto. Isso melhorou bastante a minha postura e tenho sentido bons resultados com a experiência.
Hoje utilizo o Notepal S, mas ele tem a desvantagem de "esconder" os controle frontais do laptop, por isso, quem estiver interessado em comprar um suporte, aconselho buscar outros modelos mais interessantes como este.
Uma outra opção é você fazer o seu próprio suporte, este post traz ótimas idéias sobre o assunto. Mas eu e o bassani decidimos seguir um pouco a linha deste cara, e fazer nosso próprio suporte de papelão (no caso papel paraná).
No post original o traçado era bastante bonito, contando com bordas arredondadas. Como nós sabíamos do trabalho que ia dar pra recordar em um papel tão duro, fizemos apenas linhas retas.
O resultado ficou bem agradável e estável.
Além disto o suporte resiste a Macs e a PCs =P.
Segue o projeto que seguimos.
A pedidos segue uma imagem do que usamos de uma folha do papel paraná. Uma folha destas custa R$10,00 e deve render entre 6 e 8 suportes. Dá um bom trabalho pra cortar usando estilete e canivete. Demoramos algo em torno de 2 tomates (1 hora) pra fazer este. Mas quem gosta de meter a mão na massa, vale a pena. Além do mais quem quiser pode personalizar a vontade, inclusive tentando outros materiais.