Pular para o conteúdo principal

Academia versus Mercado

Quando um aluno de nível superior finaliza seu curso [1]. Ele é confrontado com uma decisão bastante importante sobre seu futuro: Seguir carreira acadêmica ou no mercado [2]. A maior parte dos formandos se vêem tentados por seguir a segunda opção ao passo que a primeira ainda é tratada quase como um celibato. Sendo eu uma pessoa que escolheu seguir ambas as carreiras de maneira simultânea [3] gostaria de expor um pouco das minhas idéias acerca do assunto e por que eu acho que ambas são bem complementares.

Ambas as opções tem por objetivo o casamento entre problema e solução. Apesar disto o que temos é que nossas ações de mercado são mais voltadas para o problema que para a solução. Isso é muito bom àqueles que tem sede de encarar a realidade de fato. No mercado você enfrentará problemas reais de clientes reais. Aqui o prazer está em colocar software que funciona na mão do usuário. Porém a solução é normalmente apenas uma ponte e, por mais que tentemos colocá-la em um pedestal, ela fica em segundo plano. Afinal, quando você resolve a dor do seu cliente o melhor caminho é ser "bom o bastante".

Já na academia as ações são mais voltadas a solução que ao problema. O que se busca são grandes avanços na forma de como as coisas são feitas. Tenta-se assim inovar e avançar com a tecnologia para novos rumos. Apesar de estarmos sempre focados em algum problema, na academia a conexão entre a aplicação e o desenvolvimento é mais "solta" que no mercado. É isto que permite uma liberdade maior para experimentação.

Estes pontos são o que eu considero mais importante para quem vai escolher qual dos rumos seguir. Apesar disto, acho que ambas as áreas tem questões que se complementam bastante. Primeiramente temos a grande liberdade para experimentação da academia. Na minha opinião isso é muito facilitado pelo fato que a validação entre solução e problema é realizada através da comunidade (artigos e conferências) ao passo que no mercado o que vale é a relação de consumo. Neste caso, vemos pouca experimentação no mercado já que é muito mais comum se seguir por fórmulas e tecnologias conhecidas evitando riscos financeiros.

Grandes empresas como Google, Facebook e Apple tem aprendido e mostrado como essas realidades se complementam. O que espero é ver mais dessa realidade se espalhando por outras empresas.


[1] : Se o cara for esperto será confrontado com esta questão bem antes disto.
[2] : Se você é de Brasília ainda tem os concursos, mas nem vou entrar neste ramo de decisão que, para mim, é um desperdício de boas mentes.
[3] : Hoje sou muito feliz com meus resultados e aprendizados tanto na Intacto como no UnBiquitous.

Imagens retiradas de:

Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

De Híbrido a 100% remoto - o caso da bxblue

A bx nasceu como uma empresa remota. Durante os primeiros 18 meses, os três fundadores --  eu, Guga e Roberto -- trabalhamos de nossas casas. Passado esse período inicial de maturação da idéia, nosso time começou a crescer, e acabamos optando por seguir um modelo híbrido. Nele tecnologia e marketing permaneceram remotos porém nosso time de atendimento e vendas ficou atrelado ao nosso escritório. Mas, como em muitas outras empresa, isso mudou nas últimas três semanas. Depois de tantos anos, nos tornamos uma empresa 100% remota. O O grande incentivo veio da situação que vivemos no mundo atualmente. Tendo o isolamento social como uma medida necessária a todos que tem o privilégio de poder fazê-lo, era nossa responsabilidade fazer tal mudança. Pois minha intenção aqui é contar um pouco tem sido essas 3 semanas que marcam o começo de um período que a ainda tem muito pela frente. Porque Híbrido? Antes, deixe-me explicar por que escolhemos o caminho de ser uma empresa híbrida, tendo na