Academia versus Mercado

  • 0
Quando um aluno de nível superior finaliza seu curso [1]. Ele é confrontado com uma decisão bastante importante sobre seu futuro: Seguir carreira acadêmica ou no mercado [2]. A maior parte dos formandos se vêem tentados por seguir a segunda opção ao passo que a primeira ainda é tratada quase como um celibato. Sendo eu uma pessoa que escolheu seguir ambas as carreiras de maneira simultânea [3] gostaria de expor um pouco das minhas idéias acerca do assunto e por que eu acho que ambas são bem complementares.

Ambas as opções tem por objetivo o casamento entre problema e solução. Apesar disto o que temos é que nossas ações de mercado são mais voltadas para o problema que para a solução. Isso é muito bom àqueles que tem sede de encarar a realidade de fato. No mercado você enfrentará problemas reais de clientes reais. Aqui o prazer está em colocar software que funciona na mão do usuário. Porém a solução é normalmente apenas uma ponte e, por mais que tentemos colocá-la em um pedestal, ela fica em segundo plano. Afinal, quando você resolve a dor do seu cliente o melhor caminho é ser "bom o bastante".

Já na academia as ações são mais voltadas a solução que ao problema. O que se busca são grandes avanços na forma de como as coisas são feitas. Tenta-se assim inovar e avançar com a tecnologia para novos rumos. Apesar de estarmos sempre focados em algum problema, na academia a conexão entre a aplicação e o desenvolvimento é mais "solta" que no mercado. É isto que permite uma liberdade maior para experimentação.

Estes pontos são o que eu considero mais importante para quem vai escolher qual dos rumos seguir. Apesar disto, acho que ambas as áreas tem questões que se complementam bastante. Primeiramente temos a grande liberdade para experimentação da academia. Na minha opinião isso é muito facilitado pelo fato que a validação entre solução e problema é realizada através da comunidade (artigos e conferências) ao passo que no mercado o que vale é a relação de consumo. Neste caso, vemos pouca experimentação no mercado já que é muito mais comum se seguir por fórmulas e tecnologias conhecidas evitando riscos financeiros.

Grandes empresas como Google, Facebook e Apple tem aprendido e mostrado como essas realidades se complementam. O que espero é ver mais dessa realidade se espalhando por outras empresas.


[1] : Se o cara for esperto será confrontado com esta questão bem antes disto.
[2] : Se você é de Brasília ainda tem os concursos, mas nem vou entrar neste ramo de decisão que, para mim, é um desperdício de boas mentes.
[3] : Hoje sou muito feliz com meus resultados e aprendizados tanto na Intacto como no UnBiquitous.

Imagens retiradas de:

Nenhum comentário: