Primeirão

  • 0
Então,

Não sei se terei leitores. Da mesma forma não sei se este blog alcançará seus objetivos. Mas depois de muito tempo lendo o que existe na blogosfera e participando de algumas listas, decidi divulgar algo que sei, ou que acho que sei, ou de que nada sei.
Primeiro vamos aos motivos deste blog. Bem, a idéia me surgiu pois leio bastante sobre diversas áreas do desenvolvimento de software (Gerência de Projetos, Testes, Análise de Requisitos, Java, Ruby, etc) , do conhecimento e das artes (Tecnologia, Ciência, Cinema, Animação Japonesa, etc) e do meio acadêmico (Computação, Algorítimos, Redes, Computação Ubíqüa, etc). Bem dentro de tudo isso, eu participo de diversos grupos de discussão, no mestrado participo de um bom grupo de pesquisa, na minha empresa tenho canal aberto de comunicação com todos os setores, ainda organizo eventos de animação japonesa.
Bem, dentro de todo esse ambiente onde o conhecimento flui, as vezes é bom consolidarmos as idéias de maneira escrita. Essa é uma das minhas maiores dificuldades. Por hora escrevo mal. Portanto, aí está o objetivo número 1:
  • Objetivo Número 1 : "Expressar melhor as idéias, em especial de forma escrita"
Afinal, quem é GP tem que se comunicar, e normalmente isso será feito de maneira escrita. Melhorar este ponto fraco será de grande valia.
Outro ponto fraco é minha capacidade de produzir conhecimento. Temos na empresa implementada uma filosofia, e uma política associada, de transferência de conhecimento entre todos os membros do nosso corpo de colaboradores. Hora, a gente estuda, lê e vivencia tanto que acaba que não dá valor pra isso. Portanto, passar isso pra frente é o objetivo número 2 :
  • Objetivo Número 2 : "Transferir o conhecimento adquirido, e obter o feedback do mesmo, aprimorando assim o que se sabe, ou se acha que sabe"
Afinal, a gente não sabe tudo, escrever aqui o que sei, obter o feedback de eventuais leitores para corrigir os erros, e aprender mais sobre os assuntos expressados.
Este feedback nos leva a construção do próximo objetivo :
  • Objetivo Número 3 : "Expressar idéias acerca dos assuntos de interesse, e obter as idéias de outros"
Por diversas vezes tenho idéias que quero expressar sobre determinados assuntos, e por estas idéias não caberem em um lugar formal (como uma base de conhecimento ou um grupo de pesquisa). Agora terei um espaço pra poder expressar estas idéias.
Por último, algumas destas idéias eu quero que dêem sucesso, quero que as pessoas as conheçam e que opinem, ajudem. E assim leva ao último objetivo do blog :
  • Objetivo Número 4 : "Divulgar os projetos pessoais e obter o feedback acerca destes".
Bem, acredito que seja isso. São muitos objetivos para apenas um blog. Talvez a falta de foco atrapalhe, mas como uma primeira experiência, espero que traga um crescimento e que alguns destes objetivos sejam alcançados.

Grato a quem ler

Nenhum comentário: