Outras ferramentas para produtividade

  • 0
Já falei anteriormente sobre o que considero como Práticas Efetivas.
Já re-visitei o assunto tanto no que toca como essas práticas se complementam com meu uso das ferramentas do Google bem como das Redes Sociais. Hoje quero focar um pouco no uso de outras ferramentas que estão bem ligadas a essas práticas mas que não se encaixam nessas outras categorias.

Notas/Arquivo - Evernote

Ter sempre a mão um lugar para fazer anotações é algo muito importante. O Evernote possui versões tanto para mobile (iOS, Android) como para os demais SOs (Windows, Mac e Linux-wine). Porém o que eu mais uso é a sua versão mobile e web, que me atendem super bem. Sua versatilidade em armazenar tanto notas de texto como fotos são os recursos que mais uso. Porém ele possui muitas outras capacidades, como o armazenamento de audio, além da recente integração com o Skitch.

Além disto ele serve como arquivo de todas as anotações para consultas futuras. Para isso, organizar seus cadernos e observações de notas ajuda bastante.

Arquivo - Gmail + GDocs

A beleza de se ter tanto espaço de email é que você não precisa deletar nada. Sendo assim, eu sempre tenho meu arquivo de informações sempre a mão. Procuro sempre guardar e compartilhar arquivos usando o Google Docs e o Gmail. Não tenho o hábito de deletar nada destes lugares de maneira que possa consultar posteriormente. É de grande satisfação saber que mesmo hoje eu consigo encontrar documentos de anos atrás com facilidade. Claro que a organização correta dos rótulos auxilia bastante, bem como conhecer o uso das consultas do gmail/docs.

Pomodoro


Já falei anteriormente que o uso da técnica do tomate é um dos fatores que melhoram bastante a minha concentração. Para seguir esta técnica a minha ferramenta favorita é o FocusBooster, uma aplicação simples em AdobeAir (roda em qualquer SO) que é bem compatível com o meu uso da técnica. O que eu considero essencial para usá-la é o fato de ter o cronômetro bem visível e não invasivo, a indicação de cor dos minutos finais e um sinal sonoro bem audível. Isso é tudo que necessito de um pomodoro. Apesar de ser bem focado em usar o FocusBooster deixo a indicação de três outras ferramentas que conheço e que podem servir a quem busca ferramentas mais rebuscadas ou diferenciadas.
  • Tomatoist: Ferramenta web (com extensão para o Chrome). Ideal para quem quer ter seu histórico sempre armazenado.
  • Pomodairo: Ferramenta também feita em AdobeAir (e de código aberto). É bastante completa com suporte a muitas configurações. Seu destaque está no controle da lista de tarefas com contagem de tomates executados, planejados e interrupções.
  • Tomighty: Muito similar ao Pomodairo, porém desenvolvido em Java e com algumas opções distintas de configuração.

Para quem gosta de algo mais móvel existem diversas aplicações mobile. Mas neste caso eu ainda prefiro o meu tomate clássico.

Controle de Tempo - RescueTime

O RescueTime é uma ferramenta muito interessante para te ajudar a encontrar Buracos Negros na sua rotina. Não uso ele a bastante tempo pois sua versão para Linux não é estável, porém as versões para MacOS e Windows são bastante satisfatórias. É bastante simples de configurá-lo, ao final da primeira semana já estará 95% configurado de acordo com o seu uso e rotina. Através de seus relatórios será simples encontrar aqueles sites e aplicações que andam te tirando a atenção e te ajudar a melhorar sua produtividade.

Nenhum comentário: