Pular para o conteúdo principal

Outras ferramentas para produtividade

Já falei anteriormente sobre o que considero como Práticas Efetivas.
Já re-visitei o assunto tanto no que toca como essas práticas se complementam com meu uso das ferramentas do Google bem como das Redes Sociais. Hoje quero focar um pouco no uso de outras ferramentas que estão bem ligadas a essas práticas mas que não se encaixam nessas outras categorias.

Notas/Arquivo - Evernote

Ter sempre a mão um lugar para fazer anotações é algo muito importante. O Evernote possui versões tanto para mobile (iOS, Android) como para os demais SOs (Windows, Mac e Linux-wine). Porém o que eu mais uso é a sua versão mobile e web, que me atendem super bem. Sua versatilidade em armazenar tanto notas de texto como fotos são os recursos que mais uso. Porém ele possui muitas outras capacidades, como o armazenamento de audio, além da recente integração com o Skitch.

Além disto ele serve como arquivo de todas as anotações para consultas futuras. Para isso, organizar seus cadernos e observações de notas ajuda bastante.

Arquivo - Gmail + GDocs

A beleza de se ter tanto espaço de email é que você não precisa deletar nada. Sendo assim, eu sempre tenho meu arquivo de informações sempre a mão. Procuro sempre guardar e compartilhar arquivos usando o Google Docs e o Gmail. Não tenho o hábito de deletar nada destes lugares de maneira que possa consultar posteriormente. É de grande satisfação saber que mesmo hoje eu consigo encontrar documentos de anos atrás com facilidade. Claro que a organização correta dos rótulos auxilia bastante, bem como conhecer o uso das consultas do gmail/docs.

Pomodoro


Já falei anteriormente que o uso da técnica do tomate é um dos fatores que melhoram bastante a minha concentração. Para seguir esta técnica a minha ferramenta favorita é o FocusBooster, uma aplicação simples em AdobeAir (roda em qualquer SO) que é bem compatível com o meu uso da técnica. O que eu considero essencial para usá-la é o fato de ter o cronômetro bem visível e não invasivo, a indicação de cor dos minutos finais e um sinal sonoro bem audível. Isso é tudo que necessito de um pomodoro. Apesar de ser bem focado em usar o FocusBooster deixo a indicação de três outras ferramentas que conheço e que podem servir a quem busca ferramentas mais rebuscadas ou diferenciadas.
  • Tomatoist: Ferramenta web (com extensão para o Chrome). Ideal para quem quer ter seu histórico sempre armazenado.
  • Pomodairo: Ferramenta também feita em AdobeAir (e de código aberto). É bastante completa com suporte a muitas configurações. Seu destaque está no controle da lista de tarefas com contagem de tomates executados, planejados e interrupções.
  • Tomighty: Muito similar ao Pomodairo, porém desenvolvido em Java e com algumas opções distintas de configuração.

Para quem gosta de algo mais móvel existem diversas aplicações mobile. Mas neste caso eu ainda prefiro o meu tomate clássico.

Controle de Tempo - RescueTime

O RescueTime é uma ferramenta muito interessante para te ajudar a encontrar Buracos Negros na sua rotina. Não uso ele a bastante tempo pois sua versão para Linux não é estável, porém as versões para MacOS e Windows são bastante satisfatórias. É bastante simples de configurá-lo, ao final da primeira semana já estará 95% configurado de acordo com o seu uso e rotina. Através de seus relatórios será simples encontrar aqueles sites e aplicações que andam te tirando a atenção e te ajudar a melhorar sua produtividade.

Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

De Híbrido a 100% remoto - o caso da bxblue

A bx nasceu como uma empresa remota. Durante os primeiros 18 meses, os três fundadores --  eu, Guga e Roberto -- trabalhamos de nossas casas. Passado esse período inicial de maturação da idéia, nosso time começou a crescer, e acabamos optando por seguir um modelo híbrido. Nele tecnologia e marketing permaneceram remotos porém nosso time de atendimento e vendas ficou atrelado ao nosso escritório. Mas, como em muitas outras empresa, isso mudou nas últimas três semanas. Depois de tantos anos, nos tornamos uma empresa 100% remota. O O grande incentivo veio da situação que vivemos no mundo atualmente. Tendo o isolamento social como uma medida necessária a todos que tem o privilégio de poder fazê-lo, era nossa responsabilidade fazer tal mudança. Pois minha intenção aqui é contar um pouco tem sido essas 3 semanas que marcam o começo de um período que a ainda tem muito pela frente. Porque Híbrido? Antes, deixe-me explicar por que escolhemos o caminho de ser uma empresa híbrida, tendo na