Pular para o conteúdo principal

Aceleração de Startups - Parte 4 - Como melhor aproveitar uma aceleração?


Hoje eu fecho essa série de posts sobre aceleração. Já contei sobre o que é uma aceleradora de estágio semente, onde ela se encaixa no ecossistema e como ela pode te ajudar. Se depois disso tudo, você tenha decidido seguir esse caminho, faltou uma coisa: o que você deve fazer para tirar o maior proveito desse momento. E é isso que vou tentar fazer hoje.

Antes de Aplicar

Entenda o momento da empresa

Antes de aplicar para um programa, reflita bem sobre o momento. O propósito de um programa de aceleração té auxiliar a empresa a "saltar" para seu próximo estágio. Para fazer isso, é importante entender bem onde se está agora. Isso vai te auxiliar a mirar onde se deseja estar no futuro. Ter noção desses marcos é de grande valia para estabelecer pontos de referência em medir a evolução ao longo do caminho. É imensa a probabilidade que as coisas irão mudar, mas ter esses lugares para se olhar e comparar pode ajudar a direcionar o navio em momentos bons e ruins.

Existem também alguns pontos de alerta que podem prejudicar o bom aproveitamento durante o turbilhão da aceleração. Por exemplo, idéias muito iniciais ou com equipes muito voláteis tem grandes chances de ruir. Sob a intensa pressão do programa é comum se mudar de direção. Porém, sem uma fundação sólida no time de fundadores e nos fundamentos que os unem na idéia, é bastante provável isso venha abaixo durante o programa.

Da forma inversa, idéias muito bem consolidadas tendem a se movimentar com menos intensidade ou gerar menos impulso. Deixando uma sensação de morosidade ou mesmo de pouca contribuição a empresa. A falta de empatia ou similaridade com as demais participantes do programa pode inflar ainda mais este sentimento.

Apesar de ser comum termos empresas nos mais diversos estágios, de apenas uma idéia a outras em franco crescimento. Em geral, empresas pós MVP costumam ter o melhor resultado. Isso quer dizer, se sua empresa já validou o problema, possui alguns usuários e clientes felizes mas ainda não chegou no estágio ideal de crescimento -- o famoso product-market-fit -- esse é o ponto ideal para se tirar o maior proveito.

Escolha bem o seu programa

Antes de mergulhar de cabeça em meses de extrema exaustão e pressão vale eliminar pontos que possam te desviar os ânimos. Um dos principais é a incerteza com relação a se esse foi o melhor caminho. Então, antes de escolher um programa, estude-o bem. Conheça sua equipe, crie confiança no seu histórico e tenha certeza de estar confortável com os termos assinados. Depois de aceito, esses pontos tem que ser águas passadas para permitir que você olhe apenas para a frente.

Durante a Aceleração

Tenha um objetivo claro

Um dos pontos principais que vejo empresas tirarem pouco proveito durante a aceleração é não saber onde querem chegar. Isso não quer dizer que você deva ser rígido quanto ao caminho a ser seguido. De fato, e aqui eu me repito, ele com certeza vai dar reviravoltas. Mas sem um objetivo claro de começo, é muito difícil saber se você está andando bem. Lembre-se que seu objetivo é "saltar um estágio". Dessa forma, deve ser claro pra você qual é esse próximo estágio. Pode ser destravar a próxima rodada de investimentos, o acesso a um novo mercado, atingir um novo grau de crescimento. Seja qual for, deve ser algo significativo a velocidade da startup. Lembre-se que escalabilidade é um dos fatores mais importantes que caracterizam este tipo de empresa.

Possua uma métrica chave

Dado que você tem um objetivo, cabe a você escolher uma forma de medir continuamente que você está no caminho certo. Este número deve ser possível de medir diáriamente e não deve ter nenhuma ambiguidade. O número deve ser diretamente relacionado ao objetivo, ou seja, nada de métricas de vaidade. Você deve ser capaz de ligar esse número diretamente a alcançar a sua meta. Além disso, esse número é o melhor termômetro se as coisas estão bem ou ruim. De forma que todo dia você possa pensar o que pode ser feito para movê-lo na direção certa.

Mantenha o foco

Como já contei antes, a aceleração tenta concentrar em um curto período de tempo uma quantidade imensa de evolução da empresa. Isso é bastante difícil de se conseguir sem um extremo foco. Uma das melhores dicas que já recebi para manter o foco veio do Michael Seibel que disse:
"O período de Aceleração é quando você está permitido a dizer não para todo mundo. Em compensação, é quando você pode coletar todos os favores que você tem direito."
Esta é uma frase bastante egoísta, ams que reflete bem o que o foco de um time deve ter durante o processo de aceleração. Mas é uma escolha que tem grandes poderes de alavancar o seu desenvolvimento.

Outro fator que me auxiliou a ter grandes proveitos com relação ao foco foi morar junto com meus co-fundadores durante a aceleração. Acordar e viver juntos respirando a cada momento o negócio é extremamente exaustivo, mas um catalizador incrível de foco. Foram curtos períodos de muita intensidade que valeram a pena. Não apenas por que acabaram, mas por que deram bons resultados.

Crie uma cadência

Sejam 12 semanas ou 6 meses, o período de aceleração passa numa velocidade incrível. Se você não criar um ritmo e se esforçar em mantê-lo será muito difícil de chegar no seu objetivo. Seja a cada semana ou duas, você deve sempre estar dando passos claros de evolução, nunca ficando no mesmo estágio ou sem nenhum aprendizado. Times que compreendem e dominam isso, não apenas são muito bons durante o programa, mas após o mesmo.

Se envolva e use a rede

Um dos maiores valores do programa de aceleração é a rede envolvida. Mentores, parceiros e investidores estão ali para te auxiliar nessa corrida. Estude bem e use bem esse recurso valioso a seu dispor, por ele é um catalizador imenso do seu progresso.

Se envolva também com seus companheiros de batch e alumni. Ajude, troque experiencias, converse e divirta-se. São pessoas que estão passando por desafios similares aos seus e são laços fortes que podem te apoiar ao longo do caminho.

Não esqueça da saúde

A aceleração é um período de grande stress e que exige bastante sacrifício. Quando a escolha é bem resolvida, podemos até não nos importar pelos muitas coisas que deixamos para trás. Mas a sua saúde física e mental devem ser mantidas mesmo durante esse período. Apesar de você estar correndo a todo vapor nesse curto período de tempo, vale lembrar que a maioria das empresas levarão muitos anos para chegar no seu objetivo final. Vale então garantir desde então, que você estará no seu melhor mesmo nesses momentos mais exigentes.


Com isso eu finalizo essa série. Admito que me tomou mais posts que eu esperava. Mas fazia tempo que sentia essa vontade de compartilhar. Fecho ela com a mesma observação que fiz no primeiro post. Esta é uma visão muito particular minha, em cima das minhas experiencias e observações. Por isso, fico ansioso de ouvir o que você que me lê tem a dizer sobre. E por fim, espero ter contribuido.


Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

De Híbrido a 100% remoto - o caso da bxblue

A bx nasceu como uma empresa remota. Durante os primeiros 18 meses, os três fundadores --  eu, Guga e Roberto -- trabalhamos de nossas casas. Passado esse período inicial de maturação da idéia, nosso time começou a crescer, e acabamos optando por seguir um modelo híbrido. Nele tecnologia e marketing permaneceram remotos porém nosso time de atendimento e vendas ficou atrelado ao nosso escritório. Mas, como em muitas outras empresa, isso mudou nas últimas três semanas. Depois de tantos anos, nos tornamos uma empresa 100% remota. O O grande incentivo veio da situação que vivemos no mundo atualmente. Tendo o isolamento social como uma medida necessária a todos que tem o privilégio de poder fazê-lo, era nossa responsabilidade fazer tal mudança. Pois minha intenção aqui é contar um pouco tem sido essas 3 semanas que marcam o começo de um período que a ainda tem muito pela frente. Porque Híbrido? Antes, deixe-me explicar por que escolhemos o caminho de ser uma empresa híbrida, tendo na