Pular para o conteúdo principal

Aceleração de Startups - Parte 3 - Por que ser acelerado?

Como cheguei a mencionar na primeira parte dessa série,  o percentual de equity cedido em um programa de aceleração semente pode ser considerado bastante elevado. O que te deixa se perguntando do porque valer a pena participar. Entender a aceleração não como uma etapa natural e necessária para o sucesso de uma startup, mas sim como uma das ferramentas disponíveis, é chave aqui. Então vamos aos pontos que acredito que valem ser pesados nas escolha de se usar desta ferramenta.

Investimento

Apesar do investimento realizado pela maior parte dos programas de aceleração ser relativamente baixo, este pode ser de grande valia para impulsionar uma empresa em estágio inicial. Mais ainda para empresas que tem neste sua primeira alteração no cap table. Para empresas em estágio pré-seed este dinheiro costuma garantir que o time vai conseguir segurar as contas durante o período do programa. Contribuindo e fortalecendo o foco necessário para se alcançar a próxima rodada.

Rede

A rede proporcionada por uma aceleradora é um dos seus maiores valores para uma empresa. Neste sentido temos três vertentes ditintas a se observar: Parceiros. Investidores e Mentores.

A rede de parceiros compõem-se das organizações que são associadas ou próximas ao programa. Muitas oferecem apoio, patrocínio ou mesmo pacotes promocionais para as empresas do programa. Outras possuem pessoas focadas em estabelecer relações próximas com estas startups. Esses buscam firmar parcerias que podem alavancar a execução da startup em conjunto com a organização que representam. Em estágio nascente, conseguir o aval de uma grande organização -- se bem usado -- pode ser chave para pular algumas etapas. Aceleradoras focadas em verticais específicas são extremamente valiosas neste tipo de rede.

O capital acessível pela aceleradora é representado pela rede de investidores que a apoia. A força dessa rede é de grande valor para ajudar no processo de captação que eventualmente ocorrerá. Em especial tyornando o processo mais simples e eficiente. Não apenas encontrando mais capital disponível mas também pessoas alinhadas com a startup. Ajudando a fechar a rodada de forma mais favorável e rapidamente. Além disso, investidores podem ser grandes parceiros quando em sintonia com a empresa, o conhecido smart money.

Por fim, a rede de mentores. Estes tem por objetivo auxiliar a Startup a extrair o máximo de retorno durante o programa e em etapas posteriores. Essa rede deve possuir não apenas pessoas com forte capacitação mas em especial empreendedores de edições anteriores do programa. Isso garante retornos da participação para a vida toda do empreendedor. Fomentar a comunidade em torno da aceleração auxilia em uma rede de apoio que pode não apenas solucionar os problemas enfrentados, mas também a encontrar investimentos e parcerias.

Foco

O período de aceleração estabelece uma restrição de tempo, que por mais artifical que seja, ajuda a empresa ter um extremo foco. As ações do programa, a comunidade em torno e a pressão compartilhada auxiliam nesse ponto. Esse foco é um dos grandes fatores que contribuem a ume empresa conseguir resultados tão expressivos em tão pouco tempo.



Fora estes existem dois benefícios menores mas que valem ser citados. O primeiro é a "marca" da aceleradora. Por menor que pareça, muitos investidores e empresas valorizam e confiam na qualidade da curadoria dos programas de aceleração. Então o fato de ser selecionado por um programa de renome pode levar a vantagens ao se buscar dinheiro ou parcerias. O segundo são os conjuntos de vantagens correlatas oferecidas, como espaços de co-working gratuito, cobertura de custos de nuvem, descontos em serviços e afins. Podem parecer menores, mas podem ser de grande valia para impulsionar uma empresa em seu estado nascente.

Estes são os pontos que eu considero de maior valia em uma aceleração. Vale se pesar bem estes antes de decidir aplicar ou prosseguir com um programa desse tipo. Espero ter ajudado nessa tarefa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook. Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje.

Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar, um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani. Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) resultou…

Aceleração de Startups - Parte 4 - Como melhor aproveitar uma aceleração?

Hoje eu fecho essa série de posts sobre aceleração. Já contei sobre o que é uma aceleradora de estágio semente, onde ela se encaixa no ecossistema e como ela pode te ajudar. Se depois disso tudo, você tenha decidido seguir esse caminho, faltou uma coisa: o que você deve fazer para tirar o maior proveito desse momento. E é isso que vou tentar fazer hoje.

Antes de Aplicar Entenda o momento da empresa Antes de aplicar para um programa, reflita bem sobre o momento. O propósito de um programa de aceleração té auxiliar a empresa a "saltar" para seu próximo estágio. Para fazer isso, é importante entender bem onde se está agora. Isso vai te auxiliar a mirar onde se deseja estar no futuro. Ter noção desses marcos é de grande valia para estabelecer pontos de referência em medir a evolução ao longo do caminho. É imensa a probabilidade que as coisas irão mudar, mas ter esses lugares para se olhar e comparar pode ajudar a direcionar o navio em momentos bons e ruins.

Existem também algun…

Aceleração de Startups - Parte 1 - O que é uma aceleradora?

Costumo dizer que eu já participei de mais programas de aceleração que o aconselhado. Contando com 2018, completei a marca de 5 dessas experiências e acho que já passou da hora de colocar em texto um pouquinho do que vivenciei.

Se você não sabe o que é uma aceleradora de startups, vale muito ler este texto do Tony. Aqui vou focar nos critérios do GAN (Global Accelerator Network) do que é um programa de aceleração.

Termos favoráveis aos Empreendedores Programa de Curto Prazo Orientado a Mentoria Pequenos grupos de trabalho* Oferece espaço físico* Time forte de gestão
Termos favoráveis aos Empreendedores Uma aceleradora tem por propósito ajudar que as startups consigam ganhar corpo em um tempo extremamente reduzido. Daí o termo acelerar. É um extremo contrasenso que ela canibalize as quotas da empresa em um estágio tão crucial. Favorecer os empreendedores é chave não apenas para fomentar que estes corram com o máximo de energia nessa etapa, mas também que tenham fôlego nas etapas futuras para…