Pular para o conteúdo principal

Aceleração de Startups - Parte 1 - O que é uma aceleradora?

Costumo dizer que eu já participei de mais programas de aceleração que o aconselhado. Contando com 2018, completei a marca de 5 dessas experiências e acho que já passou da hora de colocar em texto um pouquinho do que vivenciei.

Se você não sabe o que é uma aceleradora de startups, vale muito ler este texto do Tony. Aqui vou focar nos critérios do GAN (Global Accelerator Network) do que é um programa de aceleração.

  1. Termos favoráveis aos Empreendedores
  2. Programa de Curto Prazo
  3. Orientado a Mentoria
  4. Pequenos grupos de trabalho*
  5. Oferece espaço físico*
  6. Time forte de gestão

Termos favoráveis aos Empreendedores

Uma aceleradora tem por propósito ajudar que as startups consigam ganhar corpo em um tempo extremamente reduzido. Daí o termo acelerar. É um extremo contrasenso que ela canibalize as quotas da empresa em um estágio tão crucial. Favorecer os empreendedores é chave não apenas para fomentar que estes corram com o máximo de energia nessa etapa, mas também que tenham fôlego nas etapas futuras para novas captações.

A GAN define que este percentual deve estar entre 6% e 10%, que é bastante adequado para um capital anjo. Eu diria que o ideal é tentar ficar o mais próximo de 5% o possível. Temos muitas aceleradoras brasileiras que praticam valores próximos deste percentual. Estar atento a esse percentual contribui para garantir boas condições em um eventual investimento semente ao final do programa.

Vale ressaltar também que esse percentual deve sempre vir na forma de investimento. A aceleradora precisa colocar capital na empresa com dois propósitos: primeiro de fornecer um combustível inicial necessário para que a startup se dedique com unhas e dentes durante o programa, segundo é garantir que a aceleradora tem um nível de risco e interesse no sucesso da empresa. Fica bem claro então que aceleradoras não devem ganhar esse percentual "de graça", muito menos cobrar pagamentos de valores por parte da empresa. As valorações nessa etapa são complicadas e muitas vezes impossíveis devido ao estágio muito inicial da empres. Os valores monetários costumam ser baixos, o que faz desse equity algo bem caro pra empresa. Dessa forma, não é favorável ao empreendedor dar esse percentual sem uma contrapartida monetária da aceleradora.

Programa de Curto Prazo

Um programa de aceleração costuma ter de três a seis meses. Menos que isso e não existe tempo hábil para se ter resultados consistentes. Mais que isso, e a conceito de aceleração acaba por se perder e ficamos mais próximos do que uma incubadora se propõe. O principal objetivo de uma empresa que entra em um programa de aceleração é conseguir chegar o mais rápido possível no próximo estágio da companhia. Essa restrição de tempo é o que assegura que a empresa consiga não apenas mostrar um resultado incrível, mas provar que ele é consistente. Dessa forma atraindo a atenção dos investidores.

Orientado a Mentoria

Um bom programa de aceleração deve contar com uma rede forte de mentores. O objetivo dessa rede é garantir o suporte necessário para catalizar o trabalho das aceleradas. Isso quer dizer que, quando uma empresa tiver dificuldades, deve ser fácil encontrar na rede pessoas capazes de ajudar a equipe a superar esses desafios e construir o caminho. Também deve-se apoiar e catalizar as forças da empresa, criando pontes com pessoas que podem ajudar a dar saltos maiores se apoiando nas forças da empresa.

Outra questão importante é que uma aceleração não é um curso de formação. Existe o pressuposto que as aceleradas possuem as qualidades necessárias para conquistar seus objetivos. A rede de mentores é um fator que acelera essa conquista. Portanto, programas de aceleração não devem ser orientados a conteúdo. Claro que isso não impede que estes forneçam conteúdos de interesse aos acelerados. Mas o foco deve ser no trabalho de cada um e no auxílio individual e personalizado de cada empresa.

Pequenos grupos de trabalho*

O GAN define que devem-se ter grupos de trabalho entre 10 e 20 empresas. *Isso contrasta com as grandes aceleradoras que possuem programas que vão de 50 a 150 empresas, e com diversas aceleradoras nacionais que ficam muito mais próximas das 5 empresas. Aqui, não existe muita ciência a se dizer do lado do empreendedor, mas compartilho minha opinião sobre o assunto.

Startups são fadadas a morrer, este é um fato que deve ser aceito por mais que sempre acreditemos que seremos parte das poucas que vão vencer. Digo isso com mais de três startuos que enterrei no passado. Grupos muito pequenos aumentam bastante as chances de reforçar essa comprovação ao se encontrar batches sem nenhum destaque. Por outro lado, grupos muito grandes dificultam da empresa se destacar em um mar de outras. Isso pode dificultar os planos de quem deseja levantar uma nova rodada ao final. Grupos intermediários garantem um bom grau de intimidade e ajuda entre os participantes bem como demosntram uma curadoria mais afinada aos investidores.

Oferece espaço físico*

Oferecer um espaço físico compartilhado busca garantir uma coesão entre o grupo de aceleradas. A convivência conjunta durante o curto espaço de tempo ajuda a criar laços que impulsionam as empresas. Surgem competições construtivas ao se ver outras empresas conquistando seus desafios, bem como um senso de comunidade para se ajudar outras que estão com problemas. Para muitas empresas, a aceleração é momento de formação do time o que faz desse espaço compartilhado algo chave para a sensação do que a empresa será no futuro.

* A primeira e maior aceleradora do mundo, a Y Combinator, não oferece espaço físico. Sua crença é de que startups devem criar sua própria cultura desde cedo. Dessa forma, não oferecer esse espaço força as empresas a focarem na formação de sua equipe já nessa etapa.

Time forte de gestão

Assim como os mentores, o time de gestão da aceleradora é chave para o bom andamento do programa. Este time tem por objetivo auxiliar os empreendedores a navegar durante o programa com a maior eficiência possível e tirar o melhor proveito do seu tempo. Usualmente é formado por empreendedores experientes que auxiliam com temas que vão desde Gestão da empresa, temas jurídicos, conexão com investidores, financeiro e formação dos times.




Espero que com esse pequeno texto tenha ficado mais claro o que é um programa de aceleração, a que ele se propõe e como separar os bons programas dos que não fazem um trabalho tão bom assim. Eu acredito que a decisão de se participar de um programa desses deve ser feita com carinho, pois da mesma forma que ele pode auxiliar fortemente uma empresa, ele também pode ser uma das causas de seu fim prematuro.

Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

De Híbrido a 100% remoto - o caso da bxblue

A bx nasceu como uma empresa remota. Durante os primeiros 18 meses, os três fundadores --  eu, Guga e Roberto -- trabalhamos de nossas casas. Passado esse período inicial de maturação da idéia, nosso time começou a crescer, e acabamos optando por seguir um modelo híbrido. Nele tecnologia e marketing permaneceram remotos porém nosso time de atendimento e vendas ficou atrelado ao nosso escritório. Mas, como em muitas outras empresa, isso mudou nas últimas três semanas. Depois de tantos anos, nos tornamos uma empresa 100% remota. O O grande incentivo veio da situação que vivemos no mundo atualmente. Tendo o isolamento social como uma medida necessária a todos que tem o privilégio de poder fazê-lo, era nossa responsabilidade fazer tal mudança. Pois minha intenção aqui é contar um pouco tem sido essas 3 semanas que marcam o começo de um período que a ainda tem muito pela frente. Porque Híbrido? Antes, deixe-me explicar por que escolhemos o caminho de ser uma empresa híbrida, tendo na