Olá pessoal! Sou o @andersonfer_ e tô invadindo o blog do Fabricio pra contar sobre um evento muito legal que organizamos na @IntactoSoftware. Como eu ainda não tenho blog (shame on me), pedi permissão pra falar por aqui! Espero que gostem!
Depois do #agileBR, todos nós voltamos naquela vontade de distribuir o conhecimento adquirido lá entre toda galera. Então tivemos a ideia de organizar um workshop baseado em uma dinâmica que eu assisti, apresentada pelo Emilio Gutter e pela Alejandra Alfonso. Eu sempre fui muito favorável às dinâmicas, jogos e afins pq acho que têm um poder muito grande de quebrar as resistências das pessoas e fazê-las enxergar os benefícios das metodologias e técnicas ágeis para além dos contextos e projetos em que estão inseridas e consequentemente tentar aplicar esses conceitos no seu dia-a-dia.
Optamos por relizar a dinâmica Construindo A Cidade Ágil. Os 2 grupos tinham à disposição papeis coloridos, tesoura e cola pra construir, em 4 sprints de 3 minutos, as user stories que desejassem, a partir de um backlog fornecido. Ao final de cada sprint, para cada user story aceita pelo cliente (eu), os times ganhavam a pontuação (valor de negócio) indicada na story.
Além disso, ao final os times começavam com papéis fixos no time (cortador de triângulo, circulo, retâgulo e colador), que poderiam mudar ou acumular de acordo com a estratégia do time pra próxima sprint, que era decidida numa mini-retrospectiva entre as sprints. A cereja do bolo ficou por conta das mudanças que foram introduzidas nas user stories antes das sprints!
A galera utilizou muitos dos conceitos do SCRUM sem perceber, e foi essa deixa que o @rcoutin utilizou pra apresentar a parte teórica. Esse ponto do WorkChopp foi bem legal, pq eu achava que ia ser mais uma palestra e acabou sendo um debate. As pessoas apresentaram suas visões do SCRUM, o status da implantação nos projetos que fazem parte, bem como os pontos positivos e negativos das experiências que estão sendo feitas em cada um desses projetos e sugestões do que fazer em projetos onde a situação é mais crítica. O compartilhamento de ideias esteve presente todo o tempo e foi muito legal saber que as pessoas se importam com a situação geral da empresa e não estão presas cada uma no seu quadrado.
No final, fomos para o bar celebrar uma tarde de sábado muito produtiva (vou ficar devendo fotos desse momento)! Que venham os próximos!