Pular para o conteúdo principal

GTDwG - Getting Things Done with Google

Eu queria falar um pouco sobre alguns aplicativos que eu uso pra me ajudar a seguir as minhas práticas. Porém achei melhor quebrar um pouco e começar leve falando sobre o GTD. Como detentor de uma Google Account, nada melhor do que tirar proveito do que a plataforma me oferece então vou tentar explicar um pouco de como uso três ferramentas da gigante para manter minhas tarefas em dia.

Caixa de Entrada - Gmail


Eu recebo toneladas de emails todos os dias (a média fica em torno de 100). Claro que eu não preciso ler todos, mas muitos possuem algo relacionado a coisas que tenho que fazer ou informações interessantes. Por isso eu sigo uma rotina bem simples para organizar meus emails:

  1. Uso bem os filtros e rótulos de mensagens. Eles me dizem o que é mais importante de cara. Afinal, o rótulo da galera da faculdade não precisa ser checado com tanta presteza quanto o do projeto em que você está trabalhando. Além disso, a coloração dos rótulos ajuda a ver a gravidade de cada assunto.
  2. Se não eu não quero ler, marco como lido ou mando pra lixeira. Simples e ponto. Normalmente marco apenas como lido, se algum dia retornar continuará armazenado.
  3. Se já sei o que fazer, ou faço ou coloco nas tarefas (Veremos mais a frente).
  4. Se é importante dedicar mais tempo a ele, para então definir o que fazer, deixo como não lido. O que marca que ele não foi tratado propriamente.


Eu procuro seguir uma política de Zero mensagens não lidas. Isso é bem importante caso você queira evitar a falência do seu email, mas mais importante ainda para seguir estes passos. Afinal, aquele número entre parênteses e o rótulo em negrito me incomodam. Considero isso muito importante para que este processo dê certo, cada item não lido é algo "solto" no ar.


Listas - Google Tasks


Existem inúmera alternativas ao GTasks, porém o fato dele vir integrado ao Gmail é insuperável. Deixando ele sempre aberto, toda vez em que você visitar a sua caixa de entrada você estará em contato direto com o que tem que fazer. Assim, utilizo esta ferramenta de acordo com as seguintes práticas:
  1. Mantenho a lista sempre priorizada (mais prioritários primeiro), para poder sempre ver.
  2. Se a tarefa está relacionada a um email, deixo o relacionamento explícito usando o comando "Add to tasks"
  3. Coloco nomes claros e uso as descrições somente quando necessário (normalmente quando não tem email relacionado). Isso é importante para evitar de ter que "re-processar" o assunto quando for executá-lo.
  4. Se concluir uma tarefa, apenas a marco. Evitar de ter uma tarefa muito grande e deixar de marcar meu avanço nela.
  5. Todo início de dia, limpo as tarefas concluídas no dia anterior.
  6. Reviso a lista com frequência. Ao menos uma vez na semana.
Eu possuo uma lista pessoal e uma profissional, para evitar confusões. Mas ter o menor número possível de listas é um bom hábito.


Agenda - Google Calendar


A agenda no GTD não é igual sua agenda de compromissos. Sua real função é controlar tarefas que possuem uma data para ocorrer (e não um deadline). Por isso sigo dois passos claros aqui:

  1. Tarefas com data para ocorrer são marcadas com tal (Usando o campo de data do próprio GTask).
  2. Emails ou assuntos que não podem ser tratados vão para o Calendário e um aviso é agendado para cair no email (e será então tratado).
Nunca coloque deadlines como datas na sua agenda, senão você não terá tempo de alcançar seu objetivo. No lugar disso, divida bem as tarefas para alcançar sua meta. Outra coisa é usar bem as configurações das notificações do GCalendar. Normalmente coloco o aviso por email com a antecedência que desejo re-processar o assunto, assim ele voltará a minha caixa de entrada quando necessário.


Suporte Mobile
Por fim, a beleza de se ter um smartphone (e no meu caso um Android) é que se tem acesso a tudo isso onde você estiver. Não importa onde estou, adicionar uma tarefa, compromisso ou anotação é simples e indolor. Isso é muito importante pois elimina a preguiça existente para se executar qualquer uma destas atividades, além de ser extremamente prático.


Lembro que toda prática de organização pessoal deve ser lida com muita crítica. Se você gostou de alguma, experimente e adapte para você de maneira que lhe agrade e funcione.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook. Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje.

Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar, um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani. Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) resultou…

Aceleração de Startups - Parte 4 - Como melhor aproveitar uma aceleração?

Hoje eu fecho essa série de posts sobre aceleração. Já contei sobre o que é uma aceleradora de estágio semente, onde ela se encaixa no ecossistema e como ela pode te ajudar. Se depois disso tudo, você tenha decidido seguir esse caminho, faltou uma coisa: o que você deve fazer para tirar o maior proveito desse momento. E é isso que vou tentar fazer hoje.

Antes de Aplicar Entenda o momento da empresa Antes de aplicar para um programa, reflita bem sobre o momento. O propósito de um programa de aceleração té auxiliar a empresa a "saltar" para seu próximo estágio. Para fazer isso, é importante entender bem onde se está agora. Isso vai te auxiliar a mirar onde se deseja estar no futuro. Ter noção desses marcos é de grande valia para estabelecer pontos de referência em medir a evolução ao longo do caminho. É imensa a probabilidade que as coisas irão mudar, mas ter esses lugares para se olhar e comparar pode ajudar a direcionar o navio em momentos bons e ruins.

Existem também algun…

Aceleração de Startups - Parte 1 - O que é uma aceleradora?

Costumo dizer que eu já participei de mais programas de aceleração que o aconselhado. Contando com 2018, completei a marca de 5 dessas experiências e acho que já passou da hora de colocar em texto um pouquinho do que vivenciei.

Se você não sabe o que é uma aceleradora de startups, vale muito ler este texto do Tony. Aqui vou focar nos critérios do GAN (Global Accelerator Network) do que é um programa de aceleração.

Termos favoráveis aos Empreendedores Programa de Curto Prazo Orientado a Mentoria Pequenos grupos de trabalho* Oferece espaço físico* Time forte de gestão
Termos favoráveis aos Empreendedores Uma aceleradora tem por propósito ajudar que as startups consigam ganhar corpo em um tempo extremamente reduzido. Daí o termo acelerar. É um extremo contrasenso que ela canibalize as quotas da empresa em um estágio tão crucial. Favorecer os empreendedores é chave não apenas para fomentar que estes corram com o máximo de energia nessa etapa, mas também que tenham fôlego nas etapas futuras para…