A um tempo atrás fui convidado pela galera da Cotidiano para falar um pouco sobre o papel de um CTO. Você consegue conferir o vídeo na íntegra logo a seguir. Já pra quem prefere em formato texto, coloco os principais pontos mais a frente.
Minha fonte para esses dados não vem de pesquisas ou outras literaturas mais consolidadas. Dessa vez, retiro essas conclusões de conversas e observações das minhas próprias empresas onde tive o desafio de ser CTO, além do contato com bons CTOs que tive o prazer de conhecer na minha vida.
Sendo assim, acredito fortemente que a responsabilidade do CTO se resume em uma frase:
É dever do CTO garantir que a base tecnológica suporte os objetivos da empresa.
Sei que é uma definição bem abrangente, mas a mesma deixa bem claro que o a tecnologia tem papel de meio e não fim em uma organização. Sendo assim, cabe ao CTO garantir que a tecnologia alcance seu propósito por quaisquer meios que se julguem pertinentes.
Sendo assim vejo três grandes atividades que um CTO precisa desempenhar para cumprir com sua função com maestria.
1 - Construir a Tecnologia
Construir não se resume apenas as decisões técnicas dos produtos sendo criados, mas cabe também responder a perguntas mais táticas. Quais os riscos envolvidos em se construir a solução internamente? Quais capacidades eu necessito para tal? Quais os custos envolvidos? Tudo isso vai ajudar a decidir o por que se deve investir, tempo, dinheiro, foco e talento em construir a própria tecnologia para se alcançar um objetivo.
2 - Gerenciar Fornecedores
É bastante improvável que uma equipe de tecnologia seja auto-suficiente em todos os seus aspectos. Cabe então ao CTO escolher o que delegar e pra quem delegar. É, inclusive, cabível a delegação de toda a tecnologia de uma empresa a fornecedores externos. Nesse quesito, o importante mais importante é entender os riscos de se delegar e os critérios para a escolha de um fornecedor. Em geral faz muito sentido o uso de fornecedores para atividades que não sejam fim da empresa ou que a mesma não tenha a capacidade de oferecer em melhor qualidade. Fornecedores são também um ótimo recurso quando se deseja ganhar tempo, ou quando a empresa não possui tempo hábil para desenvolver a tecnologia que se necessita.
3 - Manter o Time
A formação do time de tecnologia recai também sob a responsabilidade do CT. É sua função se preocupar em captar novos talentos, manter os que já possui e formar quando necessário. São essas pessoas que asseguram a execução da estratégia desenhada, sendo de vital importância que sejam também consideradas pelo responsável da área.
O que mais?
Essas três atividades já cobrem a maior parte do trabalho de um CTO. Mas é claro que ainda tem muito mais coisa. No vídeo eu detalho um pouco por alto algumas delas, então vale conferir. Mas se não der, essas três já são um bom começo.