Sobrevivendo a uma perda total

  • 0
Após 5 anos com o mesmo computador, no início deste ano ele foi substituído. Na época imaginei que seria algo doloroso porém, foi muito mais tranquilo do que esperava. Achei que estava pronto pra situação abaixo:

Pois bem, nesta última semana passei pro uma experiência quase similar e gostaria de compartilhar alguns pontos que eu acho que contribuíram.

Usem a nuvem sempre que possível.



Já falei anteriormente sobre algumas ferramentas que uso. Eu sempre dou preferência a ferramentas que estão na nuvem. Email, calendário, documentos, anotações, músicas, está tudo lá. Além disso eu sou usuário do Chrome e deixo ele sincronizado com a minha Google Account. Isso me assegurou que assim que instalado o navegador, tudo estava de volta ao normal (favoritos, extensões, histórico, etc). Se você depende tanto assim da sua conta do Google como eu, aconselho usar a verificação de 2 passos para evitar surpresas desagradáveis.

Backups devem ser transparentes



Todo o código que trabalho está nos repositórios da empresa. Sempre tive a prática de comitar (e empurrar) o mais frequente possível. Isso sempre diminui meu esforço de merge. Neste caso, esta prática me reduziu o impacto de trabalho a apenas um dia. Ou seja, perdi um dia de trabalho não comitado.

Do restante, mantenho minhas fotos no Picasa e meus documentos importantes no Dropbox. Nada foi perdido neste sentido. Outras informações mais "pesadas" mantenho um backup em casa onde tenho HDs redundantes para este serviço. Infelizmente, não tenho o hábito de fazer cópias frequentes para estes discos. Por isso perdi bastante informação que poderia ter sido salva. Não que fossem cruciais, mas me incomodaram um pouco. Fica então a lição para que isso seja feito de forma mais simples agora.

Ambiente não é custoso

Por fim, achamos que montar ambiente é algo bastante trabalhoso. As lembranças de instalar o Windows nos computadores de casa sempre me levam a tardes perdidas. Por sorte, instalar o Ubuntu não leva mais que meia hora. Montar meu ambiente de desenvolvimento leva o mesmo tempo. Por fim, em dois tomates meu computador estava pronto pro serviço.

Perder seus dados é algo doloroso (e trabalhoso), mas pode ser muito mais tranquilo quando você toma algumas precauções.

Nenhum comentário: