Pular para o conteúdo principal

Só não aprende quem não quer

Pelo visto as minhas idas ao dojobrasilia tem se mostrado bem rentáveis. Parece não existir um dojo do qual não consigamos extrair um aprendizado maneira. E o último se destacou bastante.

A ideia do último dojo era ser uma sessão introdutória sobre como funciona o dojo para algumas pessoas que queriam iniciar seus próprios grupos em outros lugares. Levamos um bolo dessa galera, mas outros bravos guerreiros estiveram presentes. Dentre estes tínhamos duas novatas na área de programação e decidimos usar o dojo para ajudá-las nos primeiros passos dessa caminhada.

Após a sessão uma das novatas veio agradecer pela nossa paciência em explicar e pelo aprendizado. Eu tratei de corrigi-la e esclarecer que o aprendizado foi mútuo. É engraçado de se pensar que em uma sessão onde tínhamos 4 desenvolvedores experientes fazendo um problema simples (e velho conhecido) ainda exista espaço para se extrair aprendizado. É muito fácil ver onde os novatos puderam crescer (TDD, codificação, sintaxe), mas aonde os mais experientes podem ter extraído proveito?

É daí que digo que "só não aprende aquele que não quer". Esta sessão foi muito rica em diversos pontos vou ressaltar os dois mais proeminentes.

O primeiro é um velho conhecido dos dojistas. Mesmo resolvendo um problemas simples e conhecido chegamos a uma solução diferente e elegante. E mais que isso, o caminho que fizemos para chegar até ela foi muito interessante. Isso porque discutimos bastante sobre refatoração de teste no nível semântico, o que foi muito proveitoso.

Mas o ponto mais importante desta sessão foi aprender junto ao Mestre Protzek a paciência e as técnicas para se educar os novatos. Trabalhar bem os conceitos, não só explicando-os, mas repetindo o exercício do aprendizado para melhor fixação. Além disso, também a arte de ouvir os novatos, ouvir em suas ações e ver quando temos um ponto falho na aprendizagem para ser corrigido.

Por fim, creio que cresci muito com todos estes aprendizados. E além de compartilhá-los aqui, queria destacar também a coragem que as novatas mostraram em sentar na cadeira de piloto e codificar junto com todos nós.

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de software

Hoje em dia está muito em voga se falar sobre o desenvolvimento de produtos e serviços de software. Sendo assim as iniciativas e startups estão alta. Mas para quem está no mercado de Brasília (e de alguns outros centros do país) como eu, sabe que a prestação de serviços nas famigeradas "Software Houses" ( me recuso a chamar de Fábricas de Software ) é bem comum. Porém, este trabalho costuma ser renegado ou, como eu vejo, tratado sob um ponto de vista um pouco equivocado. Uma fábrica de software artesanal Onde se enganam tais pessoas é em que elas estão vendendo. Muitas empresas acreditam, de fato, que vendem software. Eu porém digo que isso é não de todo verdade. Se você é um prestador de serviços e constrói software sob demanda, você não vende apenas o software. Aqui não me refiro aos milhões de outros "artefatos" que são empurrados goela abaixo entregues aos nossos clientes. O que vejo é que vendemos algo que não está limitado ao software que vai pra mão (ou se

Formando pessoas desenvolvedoras na bxblue

Eu sempre fui apaixonado por ensinar. Trabalho com a formação e ensino desde 2003, indo desde o ensino das bases de computação até lecionar em cursos de pós-graduação. Estar no dia-a-dia com pessoas que estão no começo da carreira é um mix de satisfação e desafio. Satisfação por você ter a oportunidade de contribuir com um pedacinho tão especial da história daquela que será uma pessoa desenvolvedora no futuro. Desafiadora pelo fato de precisarmos nos despir de aprendizados já superados em nossas mentes e nos esforçamos por enxergar novamente pelos olhos de quem ainda não tem a mesma vivência que você. Por onde passei, eu sempre acreditei que um bom equilíbrio entre profissionais experientes e em formação é a melhor combinação para um time de tecnologia. Isso é benéfico não apenas para a retenção, como também é estímulo para uma cultura de aprendizado e humildade. Cultura essa que favorece o compartilhamento e interação não apenas entre quem faz o software, mas também as demais áreas da

WorkChopp Intacto

Olá pessoal! Sou o @andersonfer_ e tô invadindo o blog do Fabricio pra contar sobre um evento muito legal que organizamos na @IntactoSoftware . Como eu ainda não tenho blog (shame on me), pedi permissão pra falar por aqui! Espero que gostem! Depois do #agileBR , todos nós voltamos naquela vontade de distribuir o conhecimento adquirido lá entre toda galera. Então tivemos a ideia de organizar um workshop baseado em uma dinâmica que eu assisti, apresentada pelo Emilio Gutter e pela Alejandra Alfonso . Eu sempre fui muito favorável às dinâmicas, jogos e afins pq acho que têm um poder muito grande de quebrar as resistências das pessoas e fazê-las enxergar os benefícios das metodologias e técnicas ágeis para além dos contextos e projetos em que estão inseridas e consequentemente tentar aplicar esses conceitos no seu dia-a-dia. Optamos por relizar a dinâmica Construindo A Cidade Ágil. Os 2 grupos tinham à disposição papeis coloridos, tesoura e cola pra construir, em 4 sprints de 3 min