Pular para o conteúdo principal

WorkChopp Intacto



Olá pessoal! Sou o @andersonfer_ e tô invadindo o blog do Fabricio pra contar sobre um evento muito legal que organizamos na @IntactoSoftware. Como eu ainda não tenho blog (shame on me), pedi permissão pra falar por aqui! Espero que gostem!

Depois do #agileBR, todos nós voltamos naquela vontade de distribuir o conhecimento adquirido lá entre toda galera. Então tivemos a ideia de organizar um workshop baseado em uma dinâmica que eu assisti, apresentada pelo Emilio Gutter e pela Alejandra Alfonso. Eu sempre fui muito favorável às dinâmicas, jogos e afins pq acho que têm um poder muito grande de quebrar as resistências das pessoas e fazê-las enxergar os benefícios das metodologias e técnicas ágeis para além dos contextos e projetos em que estão inseridas e consequentemente tentar aplicar esses conceitos no seu dia-a-dia.

Optamos por relizar a dinâmica Construindo A Cidade Ágil. Os 2 grupos tinham à disposição papeis coloridos, tesoura e cola pra construir, em 4 sprints de 3 minutos, as user stories que desejassem, a partir de um backlog fornecido. Ao final de cada sprint, para cada user story aceita pelo cliente (eu), os times ganhavam a pontuação (valor de negócio) indicada na story.


Além disso, ao final os times começavam com papéis fixos no time (cortador de triângulo, circulo, retâgulo e colador), que poderiam mudar ou acumular de acordo com a estratégia do time pra próxima sprint, que era decidida numa mini-retrospectiva entre as sprints. A cereja do bolo ficou por conta das mudanças que foram introduzidas nas user stories antes das sprints!



A galera utilizou muitos dos conceitos do SCRUM sem perceber, e foi essa deixa que o @rcoutin utilizou pra apresentar a parte teórica. Esse ponto do WorkChopp foi bem legal, pq eu achava que ia ser mais uma palestra e acabou sendo um debate. As pessoas apresentaram suas visões do SCRUM, o status da implantação nos projetos que fazem parte, bem como os pontos positivos e negativos das experiências que estão sendo feitas em cada um desses projetos e sugestões do que fazer em projetos onde a situação é mais crítica. O compartilhamento de ideias esteve presente todo o tempo e foi muito legal saber que as pessoas se importam com a situação geral da empresa e não estão presas cada uma no seu quadrado.

No final, fomos para o bar celebrar uma tarde de sábado muito produtiva (vou ficar devendo fotos desse momento)! Que venham os próximos!

Postagens mais visitadas deste blog

Formando pessoas desenvolvedoras na bxblue

Eu sempre fui apaixonado por ensinar. Trabalho com a formação e ensino desde 2003, indo desde o ensino das bases de computação até lecionar em cursos de pós-graduação. Estar no dia-a-dia com pessoas que estão no começo da carreira é um mix de satisfação e desafio. Satisfação por você ter a oportunidade de contribuir com um pedacinho tão especial da história daquela que será uma pessoa desenvolvedora no futuro. Desafiadora pelo fato de precisarmos nos despir de aprendizados já superados em nossas mentes e nos esforçamos por enxergar novamente pelos olhos de quem ainda não tem a mesma vivência que você. Por onde passei, eu sempre acreditei que um bom equilíbrio entre profissionais experientes e em formação é a melhor combinação para um time de tecnologia. Isso é benéfico não apenas para a retenção, como também é estímulo para uma cultura de aprendizado e humildade. Cultura essa que favorece o compartilhamento e interação não apenas entre quem faz o software, mas também as demais áreas da...

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriorm...

Aceleração de Startups - Parte 4 - Como melhor aproveitar uma aceleração?

Hoje eu fecho essa série de posts sobre aceleração. Já contei sobre o que é uma aceleradora de estágio semente , onde ela se encaixa no ecossistema e como ela pode te ajudar . Se depois disso tudo, você tenha decidido seguir esse caminho, faltou uma coisa: o que você deve fazer para tirar o maior proveito desse momento. E é isso que vou tentar fazer hoje. Antes de Aplicar Entenda o momento da empresa Antes de aplicar para um programa, reflita bem sobre o momento. O propósito de um programa de aceleração té auxiliar a empresa a "saltar" para seu próximo estágio. Para fazer isso, é importante entender bem onde se está agora. Isso vai te auxiliar a mirar onde se deseja estar no futuro. Ter noção desses marcos é de grande valia para estabelecer pontos de referência em medir a evolução ao longo do caminho. É imensa a probabilidade que as coisas irão mudar, mas ter esses lugares para se olhar e comparar pode ajudar a direcionar o navio em momentos bons e ruins. Existem ta...