Pular para o conteúdo principal

WorkChopp Intacto



Olá pessoal! Sou o @andersonfer_ e tô invadindo o blog do Fabricio pra contar sobre um evento muito legal que organizamos na @IntactoSoftware. Como eu ainda não tenho blog (shame on me), pedi permissão pra falar por aqui! Espero que gostem!

Depois do #agileBR, todos nós voltamos naquela vontade de distribuir o conhecimento adquirido lá entre toda galera. Então tivemos a ideia de organizar um workshop baseado em uma dinâmica que eu assisti, apresentada pelo Emilio Gutter e pela Alejandra Alfonso. Eu sempre fui muito favorável às dinâmicas, jogos e afins pq acho que têm um poder muito grande de quebrar as resistências das pessoas e fazê-las enxergar os benefícios das metodologias e técnicas ágeis para além dos contextos e projetos em que estão inseridas e consequentemente tentar aplicar esses conceitos no seu dia-a-dia.

Optamos por relizar a dinâmica Construindo A Cidade Ágil. Os 2 grupos tinham à disposição papeis coloridos, tesoura e cola pra construir, em 4 sprints de 3 minutos, as user stories que desejassem, a partir de um backlog fornecido. Ao final de cada sprint, para cada user story aceita pelo cliente (eu), os times ganhavam a pontuação (valor de negócio) indicada na story.


Além disso, ao final os times começavam com papéis fixos no time (cortador de triângulo, circulo, retâgulo e colador), que poderiam mudar ou acumular de acordo com a estratégia do time pra próxima sprint, que era decidida numa mini-retrospectiva entre as sprints. A cereja do bolo ficou por conta das mudanças que foram introduzidas nas user stories antes das sprints!



A galera utilizou muitos dos conceitos do SCRUM sem perceber, e foi essa deixa que o @rcoutin utilizou pra apresentar a parte teórica. Esse ponto do WorkChopp foi bem legal, pq eu achava que ia ser mais uma palestra e acabou sendo um debate. As pessoas apresentaram suas visões do SCRUM, o status da implantação nos projetos que fazem parte, bem como os pontos positivos e negativos das experiências que estão sendo feitas em cada um desses projetos e sugestões do que fazer em projetos onde a situação é mais crítica. O compartilhamento de ideias esteve presente todo o tempo e foi muito legal saber que as pessoas se importam com a situação geral da empresa e não estão presas cada uma no seu quadrado.

No final, fomos para o bar celebrar uma tarde de sábado muito produtiva (vou ficar devendo fotos desse momento)! Que venham os próximos!

Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

De Híbrido a 100% remoto - o caso da bxblue

A bx nasceu como uma empresa remota. Durante os primeiros 18 meses, os três fundadores --  eu, Guga e Roberto -- trabalhamos de nossas casas. Passado esse período inicial de maturação da idéia, nosso time começou a crescer, e acabamos optando por seguir um modelo híbrido. Nele tecnologia e marketing permaneceram remotos porém nosso time de atendimento e vendas ficou atrelado ao nosso escritório. Mas, como em muitas outras empresa, isso mudou nas últimas três semanas. Depois de tantos anos, nos tornamos uma empresa 100% remota. O O grande incentivo veio da situação que vivemos no mundo atualmente. Tendo o isolamento social como uma medida necessária a todos que tem o privilégio de poder fazê-lo, era nossa responsabilidade fazer tal mudança. Pois minha intenção aqui é contar um pouco tem sido essas 3 semanas que marcam o começo de um período que a ainda tem muito pela frente. Porque Híbrido? Antes, deixe-me explicar por que escolhemos o caminho de ser uma empresa híbrida, tendo na