Pular para o conteúdo principal

Academia versus Mercado - Eventos

Já falei anteriormente sobre as minhas impressões sobre algumas diferenças entre a academia e o mercado. Como no início do mês teve o AgileBrazil deste ano, somado as vivências que tive de eventos acadêmicos e as últimas conversas com amigos, decidi falar um pouco da relação contraditória entre ambas as realidades novamente.


Durante a minha vida de estudante eu participei (ou melhor, visitei) muitos eventos. Tanto aqueles promovidos pelo mercado como pela academia, além dos que visavam uma ponte entre ambos. Quando somos estudantes e tímidos não nos sentimos muito a vontade de realmente tomar parte destas ocasiões. De fato, a maior parte destas experiências tinham mais uma sensação de aula do que conversa. Resumindo então em uma tradicional transferência de conhecimento um para muitos.

É interessante de notar que essa relação unidirecional é sempre favorecida pelo formato dos eventos. Sempre focados em palestras expositivas e contando com poucos espaços e aberturas para conversa. Apesar disso, nos eventos promovidos pelo mercado já existia uma abertura maior para uma conversa entre as pessoas.


Avançando na minha carreira em ambas as área, a discrepância se tornou mais evidente. Tendo apresentado papers em conferências acadêmicas, e participado como palestrante em outros encontros, fica clara a relação diferenciada entre esses dois contextos.

Nos eventos acadêmicos vemos que o valor maior aos que estão participando está em apenas cumprir seu papel de apresentar para assim garantir sua publicação. Isso é bem claro nas perguntas feitas pelo chair, que são mais políticas que curiosas, criando pouca abertura dos participantes em discutir suas pesquisas. É bastante contraditório que nestes eventos os relacionamentos dos pesquisadores permaneçam restritos aos seus círculos, sem se expandir. Sendo que o objetivo destas ocasiões deverias ser justamente o contrário.


Com relação aos eventos do mercado, queria excluir aqueles promovidos por empresas. Isso por que estes são voltados a vendas e jabá (por mais que digam o contrário). Quero focar nos promovidos pela e para a comunidade, pois estes focam no conhecimento sendo difundido. É incŕivel que estas ocasiões sempre resultem em conversas produtivas, novos relacionamentos e uma abertura incrível à conversa e troca de experiências. Quem se apresenta nestes eventos está sempre aberto a discutir seus trabalhos, receber críticas e dar conselhos. Esta riqueza não se restringe apenas aos que apresentam mas aos participantes. Não é raro cair em boas conversas com pessoas presentes sem muito receio. Fora que isso acontece sem custo, bastando puxar papo durante uma sessão ou coffe break.


Como desenvolvedor fico muito feliz de participar destes eventos e observar o quanto eles nos ajudam a crescer. Porém, como pesquisador me entristece ver o quanto perdermos de possibilidade de crescer em nossas atividades. Na maior parte, os eventos acadêmicos são patrocinados com verba de pesquisa e são  bem mais caros que os eventos da comunidade. Este dinheiro poderia render muito mais frutos se tivesse um formato, e um clima muito mais adequado para a conversa. Mas tudo não está perdido, eventos como o WPOS, promovido pela UnB, é uma luz neste cenário. Um evento acadêmico em formato de conversa que já rendeu muitas colaborações no departamento onde atuo. Mostrando então que ainda existe luz neste cenário.

Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

De Híbrido a 100% remoto - o caso da bxblue

A bx nasceu como uma empresa remota. Durante os primeiros 18 meses, os três fundadores --  eu, Guga e Roberto -- trabalhamos de nossas casas. Passado esse período inicial de maturação da idéia, nosso time começou a crescer, e acabamos optando por seguir um modelo híbrido. Nele tecnologia e marketing permaneceram remotos porém nosso time de atendimento e vendas ficou atrelado ao nosso escritório. Mas, como em muitas outras empresa, isso mudou nas últimas três semanas. Depois de tantos anos, nos tornamos uma empresa 100% remota. O O grande incentivo veio da situação que vivemos no mundo atualmente. Tendo o isolamento social como uma medida necessária a todos que tem o privilégio de poder fazê-lo, era nossa responsabilidade fazer tal mudança. Pois minha intenção aqui é contar um pouco tem sido essas 3 semanas que marcam o começo de um período que a ainda tem muito pela frente. Porque Híbrido? Antes, deixe-me explicar por que escolhemos o caminho de ser uma empresa híbrida, tendo na