Pular para o conteúdo principal

Uma pergunta para melhorar seu legado

Já falei aqui no blog, em outras ocasiões, acerca do meu trabalho em sistemas legados. Pois agora, após de acumular mais algumas experiências, discussões e refinamentos creio que cheguei em uma forma mais sucinta [mas não definitiva] de explicar a lógica que sigo. Tal raciocínio me levou a levantar esta questão no Agile Trends e Agile Brazil deste ano.


Na apresentação cobri diversos exemplos e consequências que derivam do raciocínio. Mas em todos eles existe uma idéia central guiando o processo. Uma pergunta, que ajuda a sumarizar como penso. É sobre ela que quero falar hoje.

Qual o menor passo sustentável que eu consigo executar agora.

Esta pergunta poder ser decomposta em quatro partes.

O menor passso

Sempre somos tentados a pensar na melhor solução. Nossa educação nos treinou a sempre buscar a resposta certa para as perguntas que nos são apresentadas. Porém nem toda pergunta nasce igual. Sendo assim, um mesmo problema [em software] pode ter soluções distintas, de acordo com seu contexto. Dar um passo menor consiste em não apenas quebrar o problema (e solução) em partes mais digestíveis. Mas entender que cada uma delas fornece pequenas dicas de que estamos indo na direção correta. Quanto menor, mais rápido conseguimos verificar e ajustar o curso.

Sustentável

Idealmente uma decisão sustentável seria aquela que não te causa problemas no futuro. Essa é uma tarefa difícil de se alcançar. Isso porque, toda linha de código que se constrói, enquanto resolve um problema, abre portas para uma infinidade de outros. Por isso, prefiro reconstruir a definição de sustentável como as decisões que você se sente confortável com as conseqüências no futuro. Isso implica em se pensar nos desdobramentos e estar ciente da dívida técnica (e negocial) que nossas decisões de software geram.

Eu consigo executar

Ter consciência de nossas limitações é importante. Por muitas vezes não temos o conhecimento ou domínio para executar nosso melhor plano. Entender essa limitação e decidir como ela influencia o caminho a ser seguido. Qual o custo de se adiquirir essa capacidade em relação as necessidades do projeto?

Agora

Por fim, é importante ter em mente durante a tomada de decisão, não somente o que queremos pro sistema no futuro. É rpeciso balancear suas necessidades baseando-se também no agora. Nada adianta decidirmos a melhor solução [sustentável] se a mesma só estará disponível depois de uma capacitação de seis meses, quando a necessidade do negócio é para o mês seguinte. Temos que balancear nossas decisões e planos com o que nos é apresentado no presente e construir o caminho a partir daí.




Como exemplos de extratégias de como melhorar seu legado indico os artigos do Marting Fowler sobre Sacrificial ArchitectureStrangler Application .

Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

Formando pessoas desenvolvedoras na bxblue

Eu sempre fui apaixonado por ensinar. Trabalho com a formação e ensino desde 2003, indo desde o ensino das bases de computação até lecionar em cursos de pós-graduação. Estar no dia-a-dia com pessoas que estão no começo da carreira é um mix de satisfação e desafio. Satisfação por você ter a oportunidade de contribuir com um pedacinho tão especial da história daquela que será uma pessoa desenvolvedora no futuro. Desafiadora pelo fato de precisarmos nos despir de aprendizados já superados em nossas mentes e nos esforçamos por enxergar novamente pelos olhos de quem ainda não tem a mesma vivência que você. Por onde passei, eu sempre acreditei que um bom equilíbrio entre profissionais experientes e em formação é a melhor combinação para um time de tecnologia. Isso é benéfico não apenas para a retenção, como também é estímulo para uma cultura de aprendizado e humildade. Cultura essa que favorece o compartilhamento e interação não apenas entre quem faz o software, mas também as demais áreas da