Na última quarta feira tive o prazer de organizar a primeira edição do CTO Summit Brasília. Evento que reuniu seis CTOs da cidade além de alguns convidados especiais.
Já falei antes sobre a minha visão do trabalho de um CTO. Uma posição não só estratégica na maioria das empresas de tecnologia, como também muito procurada e volátil. Ficaram de fora do último texto, muitos dos inúmeros desafios enfrentados por quem assume tal posição. A maioria dos CTOs possuem forte formação técnica, que lhes ajuda a deslanchar a base tecnológica com facilidade. Porém, esta costumar ter diversas brechas com relação a bagagem de gestão de produto e pessoas necessárias. Isso acaba por fragilizar ainda mais uma posição que é tão importante em startups de base tecnológica.
O intuito deste evento foi juntar um pequeno grupo de CTOs para discutir esses desafios, compartilharem o que cada um têm feito. Somando suas forças e criando caminhos para superar suas fraquezas. Um ambiente perfeito para se criar novas conexões e uma rede de apoio que só fortalece tanto essas pessoas como suas organizações.
Durante o dia todo foram abordados três grandes temas que orbitam do papel de CTO. O primeiro foi o desafio de se gerir um roadmap de produto. Conforme se evolui como empresa, a gestão de diferentes focos ao passo que se mantém a agilidade necessária fica cada vez mais desafiadora. O segundo desafio foi em como escalar a arquitetura do produto. Em especial como evitar a otimização prematura, que gera gastos desnecessários e perda de velocidade. Isso sem abrir espaço para grandes incêndios que ocorrem quando se têm picos de crescimento. Incendios esses que podem gerar perdas de preciosas oportunidades. Por fim foi discutido sobre a constante tarefa de se gerir times e manter a cultura. Ponto crucial para empresas que têm nas pessoas o motor principal de crescimento. Cada um voltou para casa com muitas idéias para digerir.
Participaram desta edição Daniel Sandoval da Loopkey, Carlos Menezes do Ribon, Humberto Rocha da Configr, Matheus Fraps da Colmeia, Marcus Oliveira da Bizubox e este que vos fala como CTO da bxblue. Contamos também com as nobres presenças de Alexandre Gomes, Leonardo Viragine da Vtracker e de Raquel Vilas.
Deixo um imenso agradecimento a Aceleradora Cotidiano que patrocinou o evento, ao apoio dado pelo Startup Farm e o Escritório Torreão Braz. Vale uma menção especial ao Wesley Almeida que comprou a idéia desde seu começo. É muito bom saber que a comunidade tem tantas pessoas boas dando este suporte.