Pular para o conteúdo principal

Primeiro CTO Summit BSB

Na última quarta feira tive o prazer de organizar a primeira edição do CTO Summit Brasília. Evento que reuniu seis CTOs da cidade além de alguns convidados especiais.


Já falei antes sobre a minha visão do trabalho de um CTO. Uma posição não só estratégica na maioria das empresas de tecnologia, como também muito procurada e volátil. Ficaram de fora do último texto, muitos dos inúmeros desafios enfrentados por quem assume tal posição. A maioria dos CTOs possuem forte formação técnica, que lhes ajuda a deslanchar a base tecnológica com facilidade. Porém, esta costumar ter diversas brechas com relação a bagagem de gestão de produto e pessoas necessárias. Isso acaba por fragilizar ainda mais uma posição que é tão importante em startups de base tecnológica. 

O intuito deste evento foi juntar um pequeno grupo de CTOs para discutir esses desafios, compartilharem o que cada um têm feito. Somando suas forças e criando caminhos para superar suas fraquezas. Um ambiente perfeito para se criar novas conexões e uma rede de apoio que só fortalece tanto essas pessoas como suas organizações.

Durante o dia todo foram abordados três grandes temas que orbitam do papel de CTO. O primeiro foi o desafio de se gerir um roadmap de produto. Conforme se evolui como empresa, a gestão de diferentes focos ao passo que se mantém a agilidade necessária fica cada vez mais desafiadora. O segundo desafio foi em como escalar a arquitetura do produto. Em especial como evitar a otimização prematura, que gera gastos desnecessários e perda de velocidade. Isso sem abrir espaço para grandes incêndios que ocorrem quando se têm picos de crescimento. Incendios esses que podem gerar perdas de preciosas oportunidades. Por fim foi discutido sobre a constante tarefa de se gerir times e manter a cultura. Ponto crucial para empresas que têm nas pessoas o motor principal de crescimento. Cada um voltou para casa com muitas idéias para digerir.

Participaram desta edição Daniel Sandoval da Loopkey, Carlos Menezes do Ribon, Humberto Rocha da Configr, Matheus Fraps da Colmeia, Marcus Oliveira da Bizubox e este que vos fala como CTO da bxblue. Contamos também com as nobres presenças de Alexandre Gomes, Leonardo Viragine da Vtracker e de Raquel Vilas.

Deixo um imenso agradecimento a Aceleradora Cotidiano que patrocinou o evento, ao apoio dado pelo Startup Farm e o Escritório Torreão Braz. Vale uma menção especial ao Wesley Almeida que comprou a idéia desde seu começo. É muito bom saber que a comunidade tem tantas pessoas boas dando este suporte.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suporte para NoteBook

Hoje em dia usar laptop é um hábito de muitos. Eu mesmo uso laptop diariamente desde 2005 e não tenho pretensões de usar um PC como ferramenta principal de trabalho tão cedo. A mobilidade a praticidade e principalmente a privacidade que o laptop te traz, foram fatores determinantes nesta minha escolha.
Porém como já me foi alertado pela nan, o laptop tem sérios problemas ergonômicos. Temos que escolher entre ter a melhor postura para digitar ou a melhor postura para visualizar a tela, nunca ambos ao mesmo tempo. Fora isto, o teclado da maioria dos notebooks não é adequado para longas horas de digitação. Sobre o touchpad, nem se fala. Por isso já fazem mais de 6 meses que eu utilizo um suporte de notebook com um mouse e teclado usb quando estou na Intacto. Isso melhorou bastante a minha postura e tenho sentido bons resultados com a experiência.
Hoje utilizo o Notepal S, mas ele tem a desvantagem de "esconder" os controle frontais do laptop, por isso, quem estiver interessado …

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook. Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje.

Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar, um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani. Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) resultou…

De Híbrido a 100% remoto - o caso da bxblue

A bx nasceu como uma empresa remota. Durante os primeiros 18 meses, os três fundadores --  eu, Guga e Roberto -- trabalhamos de nossas casas. Passado esse período inicial de maturação da idéia, nosso time começou a crescer, e acabamos optando por seguir um modelo híbrido. Nele tecnologia e marketing permaneceram remotos porém nosso time de atendimento e vendas ficou atrelado ao nosso escritório. Mas, como em muitas outras empresa, isso mudou nas últimas três semanas. Depois de tantos anos, nos tornamos uma empresa 100% remota. O O grande incentivo veio da situação que vivemos no mundo atualmente. Tendo o isolamento social como uma medida necessária a todos que tem o privilégio de poder fazê-lo, era nossa responsabilidade fazer tal mudança. Pois minha intenção aqui é contar um pouco tem sido essas 3 semanas que marcam o começo de um período que a ainda tem muito pela frente.
Porque Híbrido?Antes, deixe-me explicar por que escolhemos o caminho de ser uma empresa híbrida, tendo nascido re…