Pular para o conteúdo principal

Primeiro CTO Summit BSB

Na última quarta feira tive o prazer de organizar a primeira edição do CTO Summit Brasília. Evento que reuniu seis CTOs da cidade além de alguns convidados especiais.


Já falei antes sobre a minha visão do trabalho de um CTO. Uma posição não só estratégica na maioria das empresas de tecnologia, como também muito procurada e volátil. Ficaram de fora do último texto, muitos dos inúmeros desafios enfrentados por quem assume tal posição. A maioria dos CTOs possuem forte formação técnica, que lhes ajuda a deslanchar a base tecnológica com facilidade. Porém, esta costumar ter diversas brechas com relação a bagagem de gestão de produto e pessoas necessárias. Isso acaba por fragilizar ainda mais uma posição que é tão importante em startups de base tecnológica. 

O intuito deste evento foi juntar um pequeno grupo de CTOs para discutir esses desafios, compartilharem o que cada um têm feito. Somando suas forças e criando caminhos para superar suas fraquezas. Um ambiente perfeito para se criar novas conexões e uma rede de apoio que só fortalece tanto essas pessoas como suas organizações.

Durante o dia todo foram abordados três grandes temas que orbitam do papel de CTO. O primeiro foi o desafio de se gerir um roadmap de produto. Conforme se evolui como empresa, a gestão de diferentes focos ao passo que se mantém a agilidade necessária fica cada vez mais desafiadora. O segundo desafio foi em como escalar a arquitetura do produto. Em especial como evitar a otimização prematura, que gera gastos desnecessários e perda de velocidade. Isso sem abrir espaço para grandes incêndios que ocorrem quando se têm picos de crescimento. Incendios esses que podem gerar perdas de preciosas oportunidades. Por fim foi discutido sobre a constante tarefa de se gerir times e manter a cultura. Ponto crucial para empresas que têm nas pessoas o motor principal de crescimento. Cada um voltou para casa com muitas idéias para digerir.

Participaram desta edição Daniel Sandoval da Loopkey, Carlos Menezes do Ribon, Humberto Rocha da Configr, Matheus Fraps da Colmeia, Marcus Oliveira da Bizubox e este que vos fala como CTO da bxblue. Contamos também com as nobres presenças de Alexandre Gomes, Leonardo Viragine da Vtracker e de Raquel Vilas.

Deixo um imenso agradecimento a Aceleradora Cotidiano que patrocinou o evento, ao apoio dado pelo Startup Farm e o Escritório Torreão Braz. Vale uma menção especial ao Wesley Almeida que comprou a idéia desde seu começo. É muito bom saber que a comunidade tem tantas pessoas boas dando este suporte.



Postagens mais visitadas deste blog

Ossobu.co sobre bermudismo

Na edição passada do Ossobu.co eu pude falar um pouco sobre o manifesto bermudista e o " movimento " que é a base dele. Segue a apresentação e o vídeo disponibilizados. Bermudismo - Uma filosofia de trabalho View more presentations from Fabricio Buzeto   Infelizmente o SlideShare está me trolando e impedindo de colocar o audio nos slides. Mas acredito que o vídeo vá suplantar essa falta de maneira porca. Para quem não conhece o Ossobu.co aconselho visitar o site deles e ver alguns outros vídeos. A idéia do evento é trazer pra Brasília uma aura de TEDTalks onde qualquer pessoa pode expor suas idéias e criar um diálogo. As apresentações são curtas e tentam seguir algo no estilo PechaKucha / Ignite . Ele acontece toda última segunda feira do mês e tem sempre contado com os assuntos mais diversos. Pra quem quer expadir os horizontes é uma ótima oportunidade.

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook . Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje. Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar , um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani . Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) res

Formando pessoas desenvolvedoras na bxblue

Eu sempre fui apaixonado por ensinar. Trabalho com a formação e ensino desde 2003, indo desde o ensino das bases de computação até lecionar em cursos de pós-graduação. Estar no dia-a-dia com pessoas que estão no começo da carreira é um mix de satisfação e desafio. Satisfação por você ter a oportunidade de contribuir com um pedacinho tão especial da história daquela que será uma pessoa desenvolvedora no futuro. Desafiadora pelo fato de precisarmos nos despir de aprendizados já superados em nossas mentes e nos esforçamos por enxergar novamente pelos olhos de quem ainda não tem a mesma vivência que você. Por onde passei, eu sempre acreditei que um bom equilíbrio entre profissionais experientes e em formação é a melhor combinação para um time de tecnologia. Isso é benéfico não apenas para a retenção, como também é estímulo para uma cultura de aprendizado e humildade. Cultura essa que favorece o compartilhamento e interação não apenas entre quem faz o software, mas também as demais áreas da