Pular para o conteúdo principal

Primeiro CTO Summit BSB

Na última quarta feira tive o prazer de organizar a primeira edição do CTO Summit Brasília. Evento que reuniu seis CTOs da cidade além de alguns convidados especiais.


Já falei antes sobre a minha visão do trabalho de um CTO. Uma posição não só estratégica na maioria das empresas de tecnologia, como também muito procurada e volátil. Ficaram de fora do último texto, muitos dos inúmeros desafios enfrentados por quem assume tal posição. A maioria dos CTOs possuem forte formação técnica, que lhes ajuda a deslanchar a base tecnológica com facilidade. Porém, esta costumar ter diversas brechas com relação a bagagem de gestão de produto e pessoas necessárias. Isso acaba por fragilizar ainda mais uma posição que é tão importante em startups de base tecnológica. 

O intuito deste evento foi juntar um pequeno grupo de CTOs para discutir esses desafios, compartilharem o que cada um têm feito. Somando suas forças e criando caminhos para superar suas fraquezas. Um ambiente perfeito para se criar novas conexões e uma rede de apoio que só fortalece tanto essas pessoas como suas organizações.

Durante o dia todo foram abordados três grandes temas que orbitam do papel de CTO. O primeiro foi o desafio de se gerir um roadmap de produto. Conforme se evolui como empresa, a gestão de diferentes focos ao passo que se mantém a agilidade necessária fica cada vez mais desafiadora. O segundo desafio foi em como escalar a arquitetura do produto. Em especial como evitar a otimização prematura, que gera gastos desnecessários e perda de velocidade. Isso sem abrir espaço para grandes incêndios que ocorrem quando se têm picos de crescimento. Incendios esses que podem gerar perdas de preciosas oportunidades. Por fim foi discutido sobre a constante tarefa de se gerir times e manter a cultura. Ponto crucial para empresas que têm nas pessoas o motor principal de crescimento. Cada um voltou para casa com muitas idéias para digerir.

Participaram desta edição Daniel Sandoval da Loopkey, Carlos Menezes do Ribon, Humberto Rocha da Configr, Matheus Fraps da Colmeia, Marcus Oliveira da Bizubox e este que vos fala como CTO da bxblue. Contamos também com as nobres presenças de Alexandre Gomes, Leonardo Viragine da Vtracker e de Raquel Vilas.

Deixo um imenso agradecimento a Aceleradora Cotidiano que patrocinou o evento, ao apoio dado pelo Startup Farm e o Escritório Torreão Braz. Vale uma menção especial ao Wesley Almeida que comprou a idéia desde seu começo. É muito bom saber que a comunidade tem tantas pessoas boas dando este suporte.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suporte para Celular

É engraçado de se pensar que, em 3,5 anos de blog, o post mais acessado do site é o sobre o Suporte para Notebook. Sozinho ele tem quase 3 vezes mais acesso que o segundo colocado. Até hoje eu não sei dizer o por que deste efeito. Apesar disto me orgulho bastante daquele post, afinal além de ter superado minha falta de coordenação motora, ainda cheguei num resultado satisfatório. Já se passaram 2 anos e ambos os suportes se mostram em perfeito estado até hoje.

Pois bem, mas por que ressuscitar este assunto? Na Intacto temos um amigo oculto um pouco diferente, onde cada um tem que fazer seu presente, usando o máximo a sua criatividade. Como eu tirei o Fernando Aguiar, um cara fã de software livre (isso temos em comum). Por isso decidi tentar uma evolução do projeto inicial do Suporte de Notebook (que é aberto e disponível a todos) que elaborei junto ao Marcelo Bassani. Nesta segunda versão usei o Papel Pluma, que apesar de seu valor bem acima que o Paraná (usado anteriormente) resultou…

Aceleração de Startups - Parte 4 - Como melhor aproveitar uma aceleração?

Hoje eu fecho essa série de posts sobre aceleração. Já contei sobre o que é uma aceleradora de estágio semente, onde ela se encaixa no ecossistema e como ela pode te ajudar. Se depois disso tudo, você tenha decidido seguir esse caminho, faltou uma coisa: o que você deve fazer para tirar o maior proveito desse momento. E é isso que vou tentar fazer hoje.

Antes de Aplicar Entenda o momento da empresa Antes de aplicar para um programa, reflita bem sobre o momento. O propósito de um programa de aceleração té auxiliar a empresa a "saltar" para seu próximo estágio. Para fazer isso, é importante entender bem onde se está agora. Isso vai te auxiliar a mirar onde se deseja estar no futuro. Ter noção desses marcos é de grande valia para estabelecer pontos de referência em medir a evolução ao longo do caminho. É imensa a probabilidade que as coisas irão mudar, mas ter esses lugares para se olhar e comparar pode ajudar a direcionar o navio em momentos bons e ruins.

Existem também algun…

Aceleração de Startups - Parte 1 - O que é uma aceleradora?

Costumo dizer que eu já participei de mais programas de aceleração que o aconselhado. Contando com 2018, completei a marca de 5 dessas experiências e acho que já passou da hora de colocar em texto um pouquinho do que vivenciei.

Se você não sabe o que é uma aceleradora de startups, vale muito ler este texto do Tony. Aqui vou focar nos critérios do GAN (Global Accelerator Network) do que é um programa de aceleração.

Termos favoráveis aos Empreendedores Programa de Curto Prazo Orientado a Mentoria Pequenos grupos de trabalho* Oferece espaço físico* Time forte de gestão
Termos favoráveis aos Empreendedores Uma aceleradora tem por propósito ajudar que as startups consigam ganhar corpo em um tempo extremamente reduzido. Daí o termo acelerar. É um extremo contrasenso que ela canibalize as quotas da empresa em um estágio tão crucial. Favorecer os empreendedores é chave não apenas para fomentar que estes corram com o máximo de energia nessa etapa, mas também que tenham fôlego nas etapas futuras para…